Prós e contras de festejar seu aniversário em um salão

Prós e contras de festejar seu aniversário em um salão

Para algumas pessoas festejar o aniversário é mais do que importante, é essencial. No entanto, nem sempre é tarefa fácil pensar cada detalhe. É preciso planejamento e boas estratégias para alcançar o resultado que você sonhou para a data, sem prejuízo imediato, nem posteriores.

O local do evento é uma questão importante a ser pensada, pois influencia no conforto dos convidados. Não que fazer bagunça em casa e está pensando em alugar um salão de festas? Separamos os pontos positivos e negativos de comemorar um aniversário em um espaço deste tipo. Antes de fazer uma escolha, se oriente pelo guia a seguir:

Conforto para os convidados

Salões de festas são planejados para receber pessoas, portanto no quesito conforto ele é imbatível. Ter mesas e cadeiras para a totalidade dos convidados é um capricho que pode ser um grande diferencial, por isso é uma vantagem de quem opta pelo salão. Em casa, a menos que sejam poucos convidados e a casa tenha espaço para festas, é difícil comportar muitas pessoas, sentadas em cadeiras reservadas para elas, por exemplo. No começo da festa pode até parecer que isso não faz diferença, mas no final, quando todos já estão mais cansados, é possível perceber que os assentos são indispensáveis. É bom ter um lugar adequado para acomodar famílias com crianças pequenas e idosos sem afastá-los da festa.

É importante observar que deve haver espaço para os convidados circularem fluidamente e com segurança. Nesse ponto o salão é mais apropriado porque as mesas ficam dispostas por todo o espaço, sem a interferência de outros móveis atrapalhando. Outra vantagem está no momento em que os convidados forem se servir: mais facilidade e organização.

Espaço maior, decoração maior

Um ponto negativo a se pensar é que a decoração do salão pode ficar linda, mas exige mais dedicação do que quando feita para ser aplicada em casa. Se, por exemplo, a sua decoração exigir bexigas, com certeza em um salão, para alcançar o mesmo efeito visual, você precisará de mais balões. A mesma situação se aplica com os outros itens, como mesa do bolo, painel decorativo, recepção, entre outros. Se em casa é possível pensar micro, no salão é obrigação pensar grande, mesmo que o espaço não seja dos maiores.

Visualmente os salões são vazios, possuem apenas mesas e cadeiras. A decoração é que vai dar vida ao lugar. Em festas em salão gasta-se mais com decoração, ponto importante a se considerar.

Livre da sujeira e da bagunça

Quando contrata-se um salão, geralmente, a limpeza é por conta deles. Festa gera bagunça e sujeira e não ter esta preocupação no dia seguinte é um alívio para qualquer um. Em casa esta situação é praticamente impossível, mesmo que você tenha uma pessoa para te auxiliar.

No salão você também fica livre da preocupação do abastecimento do banheiro com papel, por exemplo. A partir da sua estimativa de convidados, o salão já prepara uma quantidade suficiente para a demanda, mas lembre-se que este é um ponto que deve ser perguntado na contratação. Há aluguéis que não contemplam esta atenção especial, fique atento às condições. Mesmo com toda esta facilidade, vale colocar os latões de lixo em pontos estratégicos, o que facilita o trabalho da equipe do salão no dia seguinte, mas que também contribui com a harmonia da sua festa.

Festa longe dos convidados

Nem sempre o salão ideal para suas condições, sejam elas financeiras ou de infraestrutura, está próximo da maioria dos seus convidados. Claro, não é possível planejar um local que seja fácil para todos, já que as pessoas tendem a ter muitos círculos sociais. No entanto, um lugar longe desta maioria dos convidados é um ponto negativo a ser considerado. Por vezes, é possível encontrar lugares baratos e espaçosos para uma festa, mas é preciso considerar as outras condições. É de fácil acesso para a maioria? Tem bons pontos de referência? Todas estas questões podem impedir que os convidados compareçam ou até que encontrem o local. Se o lugar que você escolheu não atende tais condições, o salão não é uma boa opção.

Mais espaço para a criatividade

Se o que falta para tornar a sua festa criativa é espaço, alugar um salão é uma excelente opção. Em casa, muitas vezes, não é possível disponibilizar um lugar para dançar, tão pouco para apagar as luzes e tornar a festa um verdadeiro baile. Se esta animação é o que você deseja pra comemoração do seu aniversário, sem dúvidas alugar um espaço é a melhor opção.

No salão é possível ousar com luzes, trajes e temas. É um ambiente acusticamente melhor, então também vale investir em um profissional de som e luz. É possível criar ambientes personalizados do jeito que você sempre quis!

Dê adeus para o clima intimista

Se a sua intenção é unir amigos em um clima bem mais aconchegante, o salão não é a melhor escolha. Não trata-se apenas de números de pessoas, por vezes a ideia é uma festividade mais tranquila, sem muita badalação. Embora já seja possível encontrar espaços para locação que atendam aos que desejam um clima mais intimista, vale repensar se é realmente a opção que você deseja para sua festa. Mesmo com todo o espaço e conforto que um salão pode oferecer, receber bem os amigos em casa é insubstituível. Um salão pode não ser a melhor opção para quem deseja conservar este clima entre amigos.

Faça a lista de convidados, pense sobre o que você quer para o seu aniversário, decida o quanto gastar para optar pela comemoração em casa ou pelo salão de festas. Ambas as opções têm seus benefícios e desvantagens, portanto cabe a você decidir o que é prioritário na sua festa.

Você possui dicas ou dúvidas sobre festas em alguns desses ambientes? Divida nos comentários!