O que não pode faltar em um almoço de casamento?

O que não pode faltar em um almoço de casamento?

Grande parte dos casamentos acontece à noite, por isso quem opta por fazer um almoço para celebrar a união costuma conseguir o lugar dos sonhos com mais facilidade e, melhor, pagando menos do que quem prefere fazer uma festa depois das 18h.

Embora à primeira vista um almoço de casamento não pareça tão elegante quanto uma festa à noite, optar por este tipo de cerimônia é, na verdade, uma escolha muito sofisticada e que tem conquistado cada vez mais noivas.

Que tal você comemorar a união com um evento nesse formato? Para se preparar, confira o que não pode faltar em um almoço de casamento:

Tenha atenção ao horário

Primeiramente, é importante definir se o almoço será logo após a celebração, no mesmo local que ela ou um dia antes da cerimônia matrimonial. Feito isso, em ambos os casos é preciso ter atenção ao horário, porém caso a cerimônia e o casamento sejam realizados um seguido do outro o cuidado deve ser dobrado.

A cerimônia deve começar, no máximo, às 12 horas, com a recepção acontecendo logo em seguida. É muito importante que a cerimônia não comece de forma alguma após às 14 horas. Lembre-se que seus convidados terão feito refeições pequenas anteriormente, como o café da manhã, e ficarão impacientes caso o almoço demore a ser servido. Além disso, eventos que começam muito depois das 14h já são considerados coquetéis e não almoços.

Escolha o cardápio adequado

O menu de um almoço de casamento deve prever entradas leves como saladas, salgadinhos, pães e patês. Considere servir pratos clássicos de almoço, mas com um toque de criatividade. Já pensou em um filé e massa mas com molhos e acompanhamentos diferentes e mais refinados? Ideais como essa são fáceis tem grandes chances de agradar a todos. Em vez de open bar, opte por oferecer um cardápio limitado de bebidas, como cerveja, vinho e até mesmo uma carta de coquetéis diferenciada. O horário diurno pede drinques mais leves, como uma sangria. É importante prever ainda uma variedade de bebidas sem álcool, como chá gelado e águas aromatizadas, que são mais leves.

Selecione os convidados

Almoços de casamento são mais intimistas do que festas realizadas à noite. Por isso, é importante selecionar bem os convidados, com listas menores. Como o evento é, por natureza, mais despojado, aposte em uma decoração minimalista. Evite iluminação em excesso e arranjos florais extravagantes. Menos, neste caso, é muito mais. Crie um ambiente calmo e familiar optando por mesas longas, que estimulem a integração entre os convidados.

Não se esqueça da música ao vivo

Convidados estão menos dispostos a encarar uma pista de dança logo no início da tarde. Por isso, música ao vivo, com um violinista tocando durante a refeição, por exemplo, costuma ser uma opção mais adequada.

Como as pessoas tendem a beber menos em um almoço de casamento, é importante pensar em atividades para entretê-las no evento, como contratar um desenhista para fazer caricaturas ou apostar em uma máquina de fotos para os convidados levarem uma imagem para casa como recordação.

Faça um convite completo

É fundamental colocar no convite de casamento o horário em que o almoço será servido para não correr o risco das pessoas chegarem atrasadas para a recepção. Mencione ainda o horário da cerimônia em si e não se esqueça de colocar uma mensagem que combine com o casal.

Realizar um almoço de casamento é uma forma sofisticada e simples de celebrar a união. Escolha a dedo os convidados, o local, os comes e bebes e aproveite seu dia!

Gostou das dicas? Quais outros assuntos relacionados à festa de casamento você quer ver aqui? Deixe seu comentário.