Intercâmbio: planeje a festa surpresa para quem vai viajar

Intercâmbio: planeje a festa surpresa para quem vai viajar

Fazer um intercâmbio é uma oportunidade que com certeza marca a vida de uma pessoa para sempre. Para quem fica, resta esperar a volta e torcer para que o aventureiro que está indo estudar em outro país aprenda e também se divirta bastante na viagem.

Se você tem um familiar ou amigo que vai partir para um intercâmbio em breve, que tal organizar uma festa de despedida para reunir toda a turma e transmitir as boas vibrações e desejos de todos para essa nova fase que está por vir? A seguir, veja algumas dicas para organizar uma festa de espedida surpresa tão inesquecível quanto essa grande viagem!

Selecione os convidados de forma discreta

Um dos objetivos de uma festa de despedida é conseguir reunir todas as pessoas importantes na vida de quem está partindo para que elas possam se despedir e desejar boa viagem. Para isso, faça um levantamento das pessoas que devem estar presentes, começando pela família e amigos mais íntimos.

Como a festa será uma surpresa, você não poderá perguntar diretamente para o intercambista quem ele gostaria de ter presente. Nesse contexto, uma boa dica para fazer a seleção dos convidados é usar as redes sociais para encontrar as pessoas e não deixar que o futuro viajante saiba da surpresa. Além de conversar com as pessoas próximas para saber quem elas acham que deveria ser convidado, monitore as redes sociais para ver quais são as pessoas com quem o intercambista mais interage, para garantir que ninguém importante fique de fora. Afinal, pode ser que ele tenha amigos que não estejam no circulo de conhecidos que vocês têm em comum.

Faça uma decoração personalizada

Para a decoração da festa pense em coisas que reflitam tudo o que a turma ou a família já viveu e o que é esperado para a nova fase que está por vir. Uma boa ideia é reunir fotos dos momentos mais marcantes e espalhar pelo ambiente, juntamente com frases de amizade e boa sorte para o viajante.

Para que todos tenham a oportunidade de deixar suas palavras pessoais, elabore um mural ou caderno onde os convidados possam ir escrevendo mensagens durante a festa. Além de ser um elemento a mais na decoração, poderá também ser levado para enfeitar o futuro quarto de quem está indo viajar.

Prepare os comes e bebes favoritos do intercambista

Petiscos são uma boa opção de comida para servir em uma festa de despedida, pois assim as pessoas podem conversar e circular enquanto comem, mantendo um clima de informalidade que favorece a interação entre todos.

Se você optar por também servir um jantar, descubra qual o prato favorito da pessoa, o que não deve ser muito difícil se você conversar com a família dela ou com pessoas que já moraram com ela! Essa será mais uma forma de agradar e demonstrar que tudo foi feito pensando especialmente nela.

Outra alternativa é fazer um mix de comidas nacionais, ou que ela não encontrará no país para onde ela vai. Assim, além da despedida dos amigos, você também proporcionará um jantar de despedida dessas gostosuras!

Envie os convites preferencialmente online

A forma de convidar as pessoas deve ser discreta, para que não hajam suspeitas que possam estragar a surpresa. Caso você lance algum evento nas redes sociais, não se esqueça de configurar a privacidade do evento e peça para que os convidados não comentem sobre ele em suas páginas pessoais. Você também pode convidar as pessoas de outras formas mais seguras, como pela InviteBox (veja nossos modelos de convite online) e evite enviar convites impressos. Com os convites de papel você precisará encontrar com os convidados para entregá-los, pedir para que todos eles os mantenham em locais escondidos do dono da festa e toda essa movimentação pode causar suspeitas.

Não se esqueça que a festa é uma surpresa!

Você precisará de muita descrição para manter a festa em segredo, por isso conte com alguns aliados para te ajudar a fazer as coisas para que você não pareça muito atarefado. Além disso, sempre deixe bem claro para os convidados o caráter surpresa da despedida, para evitar que algum desavisado acabe contando tudo antes da hora!

Em tudo o que fizer, procure manter sempre o tom de alegria, pois apesar de despedidas serem um pouco tristes, a partida para um intercâmbio é um momento especial que deve ser comemorado! Lágrimas apenas de felicidade!

Já organizou alguma festa de despedida surpresa? Foi difícil manter o segredo? Conte para gente!