Vai fazer intercâmbio? Comemore com uma festa de despedida!

Vai fazer intercâmbio? Comemore com uma festa de despedida!

Dar um up no currículo, acumular novas experiências, fazer amigos, conhecer um país diferente, melhorar a pronúncia em determinado idioma. As razões para fazer um intercâmbio são muitas. Independentemente do motivo, é fato: viver em outro país, mesmo que por um tempo curto, é sempre uma experiência marcante e deve ser comemorada como merece. E a melhor forma de fazer isso é dando uma festança, claro!

Convide as pessoas mais queridas

O primeiro passo no planejamento da festa de despedida é a lista de convidados. Além da família e dos amigos mais próximos, também é importante incluir no grupo as pessoas que desempenharam um papel importante na sua conquista, como professores e orientadores. Se eles foram fundamentais para a realização deste sonho, nada mais justo que participem da festa junto com você.

Para preservar a intimidade de uma comemoração tão importante, muitas pessoas optam por realizar duas festas: uma apenas para a família e amigos e outra para os colegas de trabalho e conhecidos do meio acadêmico. Mais formal, esta segunda comemoração normalmente é feita com o objetivo de agradecer pessoas que deram um empurrão na viagem e podem te ajudar quanto à carreira, pós-graduação e outras atividades no meio acadêmico, durante ou na volta do intercâmbio. Manter uma boa rede de contatos é preciso e esta é uma alternativa muito simpática. Se você tiver tempo, pode considerar esta opção de festas duplas e não misturar as comemorações.

Escolha um tema para a festa

Depois de fechada a lista de convidados, é a hora de escolher o tema da festa. Opções não faltam! Uma delas é se inspirar no país para o qual está indo fazer intercâmbio. Inglaterra, Estados Unidos, Canadá e Austrália são alguns dos mais comuns e rendem ideias tanto no quesito decoração quanto na área de comes e bebes. O Pinterest e o Flickr são excelentes ferramentas para buscar referências visuais para a ambientação da festa.

Para preparar o menu com as bebidas e comidas faça uma busca sobre o país para o qual está indo e escolha itens típicos para a comemoração. Vai para os Estados Unidos? Cachorro-quente, mini-hambúrguer, refrigerante e cervejas conhecidas do país são a pedida perfeita. Seu futuro endereço é o Reino Unido? Pesquise sobre as delícias preferidas dos ingleses e sirva-as na sua festa de despedida. É fácil!

Acha que vai morrer de saudades do Brasil? Então, por que não fazer uma festa temática exaltando as maravilhas do nosso país? Na decoração, muito verde e amarelo. No cardápio, quitutes tipicamente brasileiros, como feijoada e caipirinha. Regionalismos são mais do que permitidos (na Bahia, um acarajé não pode ficar de fora e no Rio Grande do Sul, um grande churrasco).

Outra opção bem legal é escolher algum hobby como tema da festa. É surfista de carteirinha? Não consegue viver sem rock? É colecionador de livros? Então aposte na sua paixão para sua comemoração de despedida. Com certeza, todos o convidados vão lembrar deste momento – e de você – enquanto estiver fora.

Pense em um convite de acordo com a decoração do evento

Definido o tema da festa, o convite deve seguir a mesma linha da decoração e pode até ter uma citação que você curte na língua do país em que vai morar. Além das informações básicas – hora, local, dia, entre outras. – também é legal você colocar se as pessoas precisam levar alguma coisa e especificar o quê. Se o tema da festa for Brasil, por exemplo, pode ser interessante você pedir para todo mundo levar algum item que lembre o país para você levar de lembrança.

Independentemente do tema escolhido, no dia da festa é legal colocar um painel para as pessoas deixarem mensagens para você. Também é uma boa ideia pedir para seus amigos e familiares contarem uma história sobre você e gravar as mensagens em vídeo. Acredite: na hora que a saudade apertar e você estiver bem longe de casa estas palavras amigas vão fazer toda a diferença. Aproveite sua festinha para tirar fotos com todos os convidados e levar na sua bagagem!

Ao final da comemoração, não esqueça de oferecer para os convidados uma lembrança de acordo com o tema da festa ou até mesmo um cartão de agradecimento com o seu e-mail. Assim, você poderá ficar em contato mesmo quando estiver distante. Boa viagem!