Ideias de decoração para o Natal

Ideias de decoração para o Natal

Além da confraternização, da boa comida, dos presentes e dos amigos e familiares, o Natal carrega mais tradições: a decoração! Dela fazem parte o clássico pinheirinho enfeitado com bolas brilhantes e uma estrela no topo, as luzinhas, a predominância do verde, do vermelho e dourado, a guirlanda enfeitando a porta de entrada, o presépio. Essa decoração faz parte do Natal de muita gente, não é mesmo?

Que tal enfeitar sua casa além das ideias clássicas e deixar o Natal mais bonito? Confira algumas ideias para incrementar sua decoração.

Ilumine a sala

Esqueça o tradicional pisca-pisca e aposte em uma iluminação diferente para a sua sala. Vale espalhar bandejas com luzes, flores e velas, usar lâmpadas presas por fios em cima do aparador e até mesmo algo mais intimista, como iluminação indireta. O importante é usar a criatividade. Para deixar a iluminação bem natalina, utilize cores como o prata, dourado, vermelho, azul e verde.

Dê um tempo ao tradicional pinheiro de Natal

O pinheirinho já é um clássico da data. Se você quer dar uma variada na sua decoração natalina, substitua a árvore por um modelo diferente. Pessoas que não gostam de ter trabalho ou moram sozinhas e não têm aquele ritual de montar a árvore podem optar, por exemplo, por opções alternativas e baratas.

Uma opção legal é buscar uma muda de árvore natural e decorá-la. Dá um toque rústico muito especial. Outra ideia que fica ótima para substituir o pinheirinho é fazer um arranjo de galhos secos, pintando-os com tinta em spray dourada ou prateada. Depois, é só colocar o pisca-pisca, correntes, bolas e outros enfeites. Fica um charme, mas cuidado para não exagerar nos penduricalhos, afinal, o que deixará essa árvore elegante é o minimalismo.

Aposte em cores diferentes

Quem quiser fugir do verde e vermelho, que são cores tradicionalmente usadas no Natal, pode optar por uma decoração em branco e dourado. Além de serem tons clássicos e contribuírem para um ambiente “clean” e sofisticado, também rementem ao clima festivo da época. Não gosta de dourado? Substitua por prata, que é mais discreto.

Atualize sua guirlanda

Foi-se o tempo que a única opção de guirlanda era verde com uma fitinha vermelha. Hoje, há opções decorativas para todos os gostos e portas. Há guirlandas feitas em palha, em fios coloridos, tecido, galhos e outros. Para os mais ousados, há ainda a possibilidade de fazer guirlandas de materiais, digamos, inusitados, como jujubas e até mesmo tampinhas de plástico.

Solte a criatividade!

Para aqueles que não são tão tradicionais, há outras opções para decorar a porta de entrada, como botinhas de Papai Noel feitas de feltro ou sorridentes bonecos de neve. O importante é não cair na mesmice.

Decorar a casa para o Natal é uma das atividades mais divertidas do ano! É o momento perfeito para soltar a imaginação e renovar as antigas referências para não deixar a casa igual ao ano anterior. Depois de criar uma linda decoração, é hora de preparar a ceia e chamar as pessoas queridas para a festa!