Os erros mais comuns na organização das festas infantis

6 dicas para fazer os melhores convites para festas infantis

Quando somos pequenos cada ano de aprendizagem e travessuras é comemorado como uma conquista. As crianças adoram ficar mais velhas, ou como elas dizem “mais grandes”, e os pais se enchem de orgulho ao verem seus filhos, que até ontem eram pequenos bebezinhos, crescerem e se desenvolverem felizes. Por isso, os aniversários têm um significado especial: promover a diversão da família, principalmente da criançada!

Para comemorar, nada melhor do que reunir os amiguinhos e a família nas deliciosas festinhas infantis. Se você está pensando em organizar um evento gostoso e divertido e espera que tudo aconteça da melhor forma possível, precisa conhecer as dicas para evitar alguns erros comuns na hora de planejar a festa de aniversário. Vamos lá!

Esquecer que a música será ouvida por todos os convidados

Uma boa festa é feita com músicas que agradam os convidados. Nesse caso, não podem faltar as canções preferidas da criançada, de preferência aquelas que os pequenos conhecem as coreografias e as letras.

Mas acontece que nem só de crianças o aniversário é feito. A festa é para elas, mas não podemos esquecer dos adultos, amigos e parentes, que também estão ali para comemorar. E convenhamos, cinco horas de música infantil pode ser desamimador para os mais crescidinhos! Um erro comum é se esquecer completamente dos outros participantes da festa e acabar agradando apenas às crianças ou aos adultos.

Para equilibrar a playlist vale colocar algumas músicas mais populares, os sucessos do momento, que são apreciadas e conhecidas por todas as faixas etárias. Outra boa ideia é tocar também as cantigas infantis de épocas passadas, desconhecidas pelas crianças de hoje, mas que vão fazer os adultos relembrarem a própria infância.

Apesar de ser permitido variar a sonoridade, lembre-se de evitar músicas com conteúdo inapropriado para os pequenos!

Preparar os comes e bebes sem levar em conta o gosto das crianças

Quando se trata de comida, não tem jeito: a criançada gosta mesmo é dos salgadinhos fritos e dos doces! Na empolgação de oferecer o melhor cardápio possível , os pais podem acabar perdendo o foco da festa, que são os pequenos.

Se você quiser algo mais requintado, como um jantar, não deixe de oferecer algum tipo de comida que agrade as crianças, como batatinhas ou massas. E capriche na variedade de petiscos pois elas raramente param a brincadeira para sentar e comer!

Não planejar as atividades para o aniversário

Tudo bem que criança se diverte com qualquer coisa. Ainda mais se tiver mais uma dúzia de crianças juntas. Mas se você não quiser que elas façam coisas como usar a mesa do bolo na brincadeira do esconde-esconde, é bom ter algo para direcionar as brincadeiras. Se a festa for em um local apropriado para esse tipo de evento, como um buffet infantil, você não precisa se preocupar, pois a parte da diversão já vem inclusa no pacote.

Caso a festa infantil seja em outro tipo de salão ou em casa, vale a pena contratar animadores e monitores. Outra sugestão é usar os brinquedos das crianças para criar cantinhos temáticos como uma mesinha de chá de bonecas, um pequeno campo de futebol, uma garagem de carrinhos ou um cantinho do desenho.

Deixar de lado a segurança do local

Um acidente pode acabar com uma festa bem planejada em menos de um minuto. Portanto, a segurança é mais importante do que a diversão e a beleza do evento. Evite a todo custo peças de decoração que possam quebrar e deixe um bom espaço livre para brincadeiras e circulação das pessoas, sem objetos no meio do caminho. A cozinha precisa ser em um local separado e de acesso restrito para evitar que as crianças façam traquinagens por lá. Se houver piscina no local e ela não vai ser utilizada, deixe-a fechada. Tenha atenção também aos tapetes e toalhas de mesa muito compridas que possam fazer as crianças tropeçarem.

Não planejar como serão feitas as fotos

Quem nunca se divertiu vendo fotos de seus aniversários, recordando como era a sua turminha e vendo como o tempo passou? Com certeza, cada aniversário é um momento marcante na vida de uma criança e as fotos são um pedacinho deles que conseguimos guardar.

Muitas vezes, tentando fazer uma ótima festa, nos esquecemos de registrar os momentos e quando nos damos conta passou e não dá para voltar atrás. Por outro lado, você ainda pode fazer fotos ruins que nem a edição de imagens salva!

Caso não vá contratar um fotógrafo para a ocasião, não fique você mesmo responsável por toda a cobertura do evento. Entre dar atenção aos convidados e se certificar se tudo está ocorrendo como planejado, você certamente não conseguirá dar conta das fotos. Encontre uma outra pessoa que não tenha mais nenhuma responsabilidade durante a festa e a encarregue de operar a câmera. Não se esqueça de providenciar as pilhas ou carregar a bateria com antecedência! Outra dica é buscar ideias legais na internet para fotografar o aniversário e capturar os melhores momentos.

E você, tem alguma dica que funciona para fazer de uma festinha um grande sucesso? Compartilhe nos comentários!