Dicas para preparar a ceia de Natal

Dicas para preparar a ceia de Natal

O Natal se aproxima e muitas pessoas pretendem receber familiares e amigos nesta data especial. Porém, muitas dúvidas surgem na hora de planejar a Ceia. Como montar o cardápio? Qual deve ser o tema da decoração? Como devo recepcionar os meus convidados? Devo colocar música ou fazer algum tipo de brincadeira para integrar os convidados? Se alguma dessas perguntas já passou pela sua cabeça, fique tranquilo! Vamos te ajudar a resolvê-las agora! Confira:

Comidas típicas

Tem gente que espera o ano todo só pela Ceia de Natal, afinal, é nessa época que investimos em ingredientes e pratos caprichados!

Se você pretende deixar os convidados admirados e satisfeitos com os melhores comes e bebes, anote o que não pode faltar no cardápio: assados de peru, tender, frango, porco ou bacalhau, acompanhados de arroz à grega com uvas passas e espumantes ou vinhos. Como sobremesa, você pode apostar no chocotone, manjar de coco, torta de limão, pavê e rabanadas. E ao longo da noite, abasteça as mesas com azeitonas, queijos, castanhas, amêndoas e frutas secas para que seus convidados tenham petiscos a todo momento.

Decoração de Natal

As cores do Natal são vermelho, verde, dourado e branco. Porém, isso não precisa ser o foco pois o mais importante é saber harmonizar objetos e cores. Procure escolher um estilo e fique atento aos detalhes. Se você optar por algo mais tradicional, utilize velas e coloque arranjos de flores do tipo bicos de papagaio no centro da mesa. Também não se esqueça do pinheiro natalino a das luzinhas, mas tome cuidado para não exagerar.

Caso prefira um estilo mais leve e descontraído, você pode utilizar pequenos enfeites e brinquedos natalinos para conferir um charme a mais para a decoração.

Recebendo a família

Não é porque seus convidados são pessoas íntimas, que você não precisa tratá-los de maneira especial. Ser um bom anfitrião é válido para todas as situações e ainda demonstra respeito. Combine um horário com seus convidados e esteja pronto na hora em que eles chegarem, guarde suas bolsas e ofereça petiscos e bebidas. Além disso, ajude-os a se acomodarem.

Hora dos presentes

Para que a hora dos presentes fique mais divertida, você pode criar algum tipo de atividade para entreter os convidados. Há algumas variações do clássico amigo invisível (oculto, secreto, etc) que podem ser uma boa pedida para o Natal. Uma delas é o chamado “amigo-ladrão”. Os convidados devem comprar um presente qualquer. A única coisa que a pessoa saberá é que ela comprou um presente mas não tem ideia de quem irá ganhá-lo. Na hora, você deve pegar o nome de todos que estiverem participando e escrever em um papelzinho para sortear depois. É como se fosse um amigo secreto. Porém, assim que a pessoa tirar o papel, descrever a pessoa e o grupo adivinhar, a pessoa que ganhou o presente pode decidir se quer ficar com ou presente ou trocá-lo com alguém. Todo mundo tem direito a fazer uma troca (se quiser, claro) e a última pessoa é a que tem mais vantagem sobre todos, pois poderá trocar o presente com qualquer uma das pessoas que já participaram.

Com estas dicas sua Ceia estará completa! Receber os amigos e familiares fica bem mais gostoso quando você pode oferecer iguarias e atividades tradicionais do Natal que vão agradar e divertir a todos!

Boas Festas!