Dicas para a pista de dança do casamento ser um sucesso

Dicas para a pista de dança do casamento ser um sucesso

Uma festa de casamento não se faz apenas com canapés, pratos principais e marcha nupcial. A pista de dança é um dos elementos que faz a comemoração ser sucesso. Esta é a parte onde todos os convidados interagem, e se as músicas não forem boas e não tiverem elementos que chamam a atenção deles, ela ficará vazia.

A seleção de músicas importa muito neste caso e existem estilos proibidos, com os funks pesados e hip hop. Conheça bem os seus convidados e reconheça o que deve ser tocado na pista, o estilo dos amigos e da família normalmente é parecido, então não é difícil acertar na seleção sonora que tocará a noite toda.

A pista abre depois do jantar, enquanto a sobremesa está sendo servida, e o primeiro passo a ser respeitado é pedir para que alguém anuncie que a pista está aberta (esta tarefa pode ser feita até mesmo pelos noivos, fica mais íntimo e dá a sensação de que eles fazem questão de que todos os convidados levantem e vão dançar). Neste momento, peça para que o DJ ou a banda toque baladas românticas, músicas para dançar juntinho e fazer a digestão.

Logo em seguida, comece esquentando o clima com músicas da época dos noivos, ou as clássicas dos anos 1960, 1970 e 1980. Esta parte é a que vai dizer se os seus convidados irão encarar a pista de dança, ou não. Para animar a todos, distribua muitas plumas coloridas, óculos coloridos e divertidos, gravatas e chapéus do mesmo estilo. Pode parecer superficial, mas elementos como estes realmente mudam o animo dos convidados e os fazem se divertirem mais.

Acabada a primeira seleção de música, opte por hits atuais e que acabaram de ser lançados. Não há quem não tenha ouvido aquela música que toca todos os dias e horários nas rádios, e esses hits animam a pista. Este é o momento em que os que convidados que já estavam se divertindo continuam na pista e os que ainda não entraram, começam a dançar.

Esta seleção de hits pode ser misturada a remix de clássicos do Rock e atual e músicas POP de todas as épocas, indo durante toda a noite. Tenha um termômetro interno, e se você perceber que algum estilo não está agradando aos seus convidados e está fazendo com que a pista esvazie, peça para que a banda ou o DJ mude.

Para começar a anunciar o fim da festa, alguns estilos de música são clássicos. Comece pelo estilo baiano, o axé. Este estilo de música continua animando os convidados, mas já da a sensação de que a festa está acabando, ou seja, apenas os mais animados continuarão a dançar. Logo em seguida, peça para que seja tocado o gênero nordestino mais conhecido, o forró. Este estilo trará os convidados ao clima do começo da festa, depois do jantar. Eles voltarão a dançar juntinhos e os ânimos se acalmarão.

Para fechar de vez a pista, volte para aquelas baladas românticas que tocarão depois do jantar, para abrir a pista. Estas músicas trazem o clima de despedida e quando tocadas em um volume mais baixo, permitem que as pessoas conversem e se despeçam com facilidade.

A seleção de músicas de uma festa, principalmente a de casamento, diz muito sobre o sucesso da comemoração. Adicione muita personalidade a suas músicas e se você for fã de algum cantor e banda, não deixe de pedir para que seja tocado.