Dicas para organizar um batizado inesquecível

Dicas para organizar um batizado inesquecível

O batismo é uma celebração em que é concedido o primeiro sacramento da vida da criança, onde ela é apresentada para a sociedade e começa a integrar a comunidade religiosa. Para os pais, o dia do batizado é um dos momentos mais esperados desde o nascimento do bebê, porém há um milhão de novidades com um recém-nascido em casa que podem complicar o planejamento do batizado.

Com as nossas dicas ficará mais fácil ter ideia de por onde começar e como executar as ideias para que a cerimônia e a festa sejam um sucesso!

Planejando o batizado

1. Antecedência: entre em contato com o sacerdote da sua paróquia com um alguns meses de antecedência para marcar uma data e realizar o curso de preparação para o batizado, que será feito pelos pais e padrinhos. Se quer fazer o batizado em outra paróquia que não seja a sua, informe o sacerdote para que este lhe dê uma autorização de transferência.

2. Convite: use cores claras, como azul, amarelo ou rosa. O fundo pode ser uma foto do bebê, ou um símbolo da Igreja. Não se esqueça de colocar o local, o nome da criança, o dia e horário a ser realizada a cerimônia.

3. Roupa da criança: escolha com antecedência. O ideal é optar pelo branco, mas caso não seja essa a cor escolhida para a roupinha, deve-se providenciar uma manta batismal branca para envolver o bebê no momento do batismo. O branco é importante nessa cerimônia porque esta cor simboliza a dignidade cristã e vida nova recebida através dos sinais da água e do óleo.

4. Vela de batismo: é um dos elementos mais importantes da cerimônia, pelo seu significado de que Cristo é a Luz do Mundo e acompanha o cristão para o resto da vida nesse tipo de celebração (por exemplo, para se fazer o crisma é preciso esta mesma vela).

5. Concha batismal: para derramar a água sobre a cabeça do bebê, os pais podem optar por levar sua própria concha que poderá ser guardada como recordação. Caso não seja o desejo do casal, a própria Igreja disponibilizará uma.

6. Lembrancinhas: é costume os convidados ganharem lembranças após a cerimônia. Não precisa ser nada grandioso – ou caro -, apenas algo que dê para incluir o nome da criança e a data em que foi realizado o batizado. É costume a lembrança ser um pequeno cartão com uma imagem de um anjo ou um santo, facilmente encontrados em lojas cristãs.

7. Escolhendo o tipo de cerimônia: o casal pode optar por um batizado mais íntimo, só com os familiares e amigos mais próximos (os padrinhos, por exemplo), mas há também a opção de um batizado com vários amigos e família inteira, que compartilham o sentimento com a comunidade cristã.

8. Escolhendo os padrinhos: a escolha dos padrinhos é muito importante, pois são eles as pessoas que vão acompanhar a vida religiosa da criança, e serão como segundos pais. Por isso, opte por pessoas sensatas e responsáveis que sejam próximas do casal e da criança. Lembre-se que muitas paróquias exigem que além de batizados os padrinhos sejam crismados, e o curso de padrinhos é obrigatório. Caso não sejam da mesma paróquia em que será batizada a criança, os escolhidos deverão apresentar uma declaração de idoneidade, passada pelo pároco da área onde residem.

9. Fotografia: os registros são muito importantes para que a família possua lembranças desse dia importante. O casal pode contratar fotógrafos profissionais ou deixar as câmeras com os familiares e amigos para garantir muitos flashes. Fica a critério da família.

10. Recordações: não se esqueça de guardar o que poderá ser uma bela recordação, como a roupa, a vela, a concha, pelo menos uma das lembranças, e acessórios usados pelo bebê para que sejam preservados ao longo do tempo.

11. Festa pós-cerimônia: se celebrar o batismo da criança na parte da manhã, pode ser interessante oferecer um café da manhã no estilo buffet para os convidados, com uma decoração simples e leve, investindo em tons claros e muitas flores. Se a ideia for uma festa maior, como um almoço para toda família e amigos, a opção menos trabalhosa é contratar um buffet completo, mas vocês podem deixar o almoço por conta de parentes que sejam talentosos na cozinha.

Esperamos que as dicas ajudem para que o batizado do seu filho seja um sucesso e esteja sempre na memória dos presentes como uma doce lembrança!