Dicas para escolher os convidados da sua festa

Dicas para escolher os convidados da sua festa

Quando começamos a pensar em realizar uma festa uma das perguntas que mais pipoca é “quantas pessoas e quem eu vou convidar?”. Por isso o foco de hoje é mostrar dicas importantes para você fazer uma boa festa sem exagerar no orçamento e também sem magoar os amigos e familiares. A lista de convidados costuma ser a maior dor de cabeça de quem está prestes a fazer uma festa, por isso nós queremos ajudar a minimizar o problema com dicas valiosas.


Comece a lista por pessoas próximas

A lista de convidados é essencial para uma boa festa porque ela interfere diretamente no planejamento. É através do número de convidados que você vai escolher o local, a quantidade de bebida e comida, número de mesas e cadeiras etc. A primeira coisa a se pensar é: quem eu tenho certeza que quero convidar? Geralmente essas pessoas são as primeiras que surgem na sua cabeça: os familiares próximos, os amigos. Esses definitivamente devem estar na sua lista.

Depois que você já colocou na sua lista as pessoas que não podem faltar de forma alguma, calcule o número final e analise: ainda tem espaço? Se a resposta for sim, considere aqueles parentes que são um pouco mais distantes ou colegas de trabalho. Uma dica importante é sempre organizar a lista em ordem alfabética e separar por grupos, como: família, amigas, conhecidos. Assim você vai saber exatamente quem já está na sua lista, quem deveria entrar e tudo fica mais fácil na hora de conferir se faltou alguém.


Não se esqueça do orçamento

Sempre quando começamos a planejar uma festa o orçamento já deve estar em mente, logo, nada mais natural do que alinhar isso com o número de convidados. Sempre comece de forma modesta, porque quanto maior o número de convidados, maior o custo da festa. Por isso o planejamento é essencial. Comece a fazer a lista de convidados assim que tiver na cabeça o que pode e tem para gastar com a festa. E lembre-se que você sempre pode convidar mais pessoas se perceber que irá caber no orçamento.

É comum considerar também, ao fazer a lista de convidados, uma porcentagem de faltosos. Geralmente a porcentagem varia entre 10% e 20%. Mas não deixe de convidar ou convide mais do que o necessário em razão dessa taxa, isso pode ser perigoso. Entretanto, na hora do planejamento com o local da festa, do buffet e afins, leve em consideração para que não haja um gasto exagerado.


Convide também os namorados(as)

Muita gente fica em dúvida se convida os namorados de determinadas pessoas, como amigos próximos. A dica é: convide. Mesmo que o número de convidados fique além do que você imaginava, deixar de convidar o namorado de uma amiga, por exemplo, pode criar uma situação chata. É claro que se o orçamento estiver curto e você sentir que não dá mesmo para convidar, explique para a pessoa, mas lembre-se que ela sempre pode interpretar da pior forma.

Outra dúvida freqüente é se devemos chamar toda a família de alguns amigos. A resposta é: depende. A família desse amigo está presente na sua vida? Você acha que deve convidá-los não só porque são familiares de uma pessoa que você gosta? Se sim, então convide. Mas você deve ter em mente que os convites para a sua festa devem ser feitos às pessoas especiais, que fazem parte da sua vida, da vida da sua família e da pessoa para quem é a festa, portanto só convide se sentir que realmente eles devem fazer parte desse momento.


E então, você acha que esse post lhe ajudou? Já tem em mente quem convidar para sua festa? Fique ligado para as próximas dicas e informações.