Dicas para comemorar o primeiro aniversário da sua filha

Dicas para comemorar o primeiro aniversário da sua filha

O primeiro aniversário da princesinha não pode jamais passar em branco, e, se você não tem a mínima ideia do que fazer, vou passar algumas dicas para que esta festa seja inesquecível. Lembre-se, no entanto, de que nesta idade eles não sabem escolher e não curtem muita agitação e nem tumulto, por isso, nesta comemoração em particular, é importante ter muito bom senso para não fazer uma coisa que mais estresse a criança do que divirta.


Defina o que você pretende e o quanto poderá gastar.

Não dá para sair comprando todas as coisas lindas que você vê pela frente e depois perceber que saiu completamente de seu orçamento. Por isso, arrume um caderninho, um lápis e anote absolutamente tudo:

  • Qual é a quantia que você definiu para gastar na festa?
  • A festa será em casa, em um salão alugado ou em um bufê?
  • Sua menininha é tímida e do tipo mais reservado, ou é bem sociável? (este quesito é muito importante para decidir se é melhor fazer uma hiper festa, com mega produção ou uma festa mais simples, apenas com a família próxima para ela não ficar estressada)
  • Você mesma fará os enfeites e comes e bebes?
  • Qual o tema escolhido?

Comece a pesquisar com alguns meses de antecedência e anote também todos os preços, prazos e opções de desconto.


Faça a festa para sua filha, e não para os adultos.

Nesta idade as crianças são ainda bebês e não entendem nada do que está acontecendo à sua volta, por isso, não gostam de barulho, gritaria, tumulto e se assustam com facilidade. Fazer uma mega festa e convidar toda a população da cidade pode não ser uma boa ideia, já que, provavelmente, a criança não curtirá nada e vai ficar chorona e estressada o tempo inteiro. Lembre-se sempre que a festa é dela, portanto tudo deve ser direcionado a ela.


Escolha temas mais genéricos.

Eu sei que ela é uma menininha e que você sempre desejou, se um dia tivesse uma filha, fazer a festa da Branca de Neve ou da Cinderela, mas, pense comigo… ela nem sabe quem são essas personagens e nem vai entender aquela carruagem em forma de abóbora em cima do bolo.

Ao invés disso, escolha temas que ela goste realmente, e isso será fácil, pois você a conhece melhor do que ninguém e sabe o que lhe chama atenção: ela gosta de bolas coloridas? Flores? Bichinhos? Palhacinhos? Bonecas? Qual programa infantil ela gosta mais? Por isso, preste atenção neste detalhe evitando também personagens que possam assustá-la.


Capriche na decoração.

Festa de menina tem toda uma particularidade especial: cores suaves, delicadas, brilhos, flores, bichinhos.

Um painel com a foto de sua menininha inserida no tema da festa, contornado por um arco de balões e colocado atrás da mesa principal funciona muito bem.

Veja só alguns temas que são bem fáceis de explorar, e que chamam a atenção de bebês desta idade:

  • O jardim florido da “Manoela” – muitas flores, borboletas, bichinhos, tudo muito colorido e fotos de sua bebê fazendo parte da decoração.
  • O castelo encantado da “Bia” – mesma proposta e, neste caso, focando no mundo dos contos de fadas com decoração cheia de brilho e princesas, sem especificar uma em especial.
  • A casa de bonecas da “Gabi” – bonecas espalhadas por toda a decoração, a mesa com detalhes do mundo das bonecas de todos os estilos, fitas, casinhas e rendas.
  • O circo da palhacinha “Júlia” – o mundo do circo repleto de cores, palhaços, bolas, malabaristas e mágicos.

E assim você pode desenvolver infinidades de temas e até vestir sua menininha de acordo com ele – boneca, princesa, palhacinha, mas sempre atenta se a roupa é confortável.


Defina um horário bom para a bebê.

Você conhece a sua rotina e os horários da alimentação e soneca, por isso, escolha começar a festa em um horário em que tenha a certeza de que ela estará acordada e bem disposta. A coisa mais chata que existe é o aniversariante ficar chorando e manhoso a festa inteira. Geralmente em torno das 16 h, depois da soneca, as crianças pequenas estão mais receptivas. É importante também estabelecer um horário para que a festa termine.


Faça uma lista selecionada de convidados.

Além da família próxima, o melhor é que você dê prioridade a quem tem filhos na mesma faixa etária. Mesmo que a sua princesa ainda não saiba brincar com “os amiguinhos” de 1 ano, com a presença de crianças menores a festinha ficará mais aconchegante.

Não convide todas as crianças do condomínio, e até seria bom evitar crianças maiores correndo pelo lugar e derrubando os pequeninos. No entanto, é inevitável que algumas venham com os irmãos menores ou mesmo algum sobrinho seu. Neste caso, tente deixar algumas recreações para entretê-los, e, se puder, contrate alguém para ficar de olho nos maiores.

Casais sem filhos e amigos solteiros não curtem festas de criança, por isso, nem fique com peso na consciência em não chamá-los.


Planeje um cardápio sem maiores extravagâncias

Mesmo que você direcione o cardápio para os adultos, deixe algumas opções como salgadinhos assados para os pequenos. Sucos de frutas no lugar dos refrigerantes também é uma boa opção. Ahhh… e não sirva nada que as criancinhas possam engolir (amendoins, balas, pirulitos, etc)


Providencie os convites

Se for enviar convites em papel, escolha um de acordo com o tema da festa. Mas se quiser uma dica legal e ecológica, envie convites online. É muito fácil criar e enviar os convites pela web, e hoje em dia todos estão conectados. Existem milhares de opções com design lindo, e o melhor de tudo, você ainda economiza!


Deixe um espaço com brinquedos para os pequeninos brincarem.

Nesta idade eles são fascinados por brinquedos de puxar e empurrar. Tenha um cuidado especial com brinquedos com peças pequenas. Não se preocupe em investir em atrações pois nesta idade os bebes não conseguem prestar atenção, sem contar que podem se assustar com um palhaço extrovertido demais ou o mágico com cara de carrancudo.

As piscinas de bolinha costumam funcionar muito bem para crianças pequenas, então, o melhor mesmo é escolher algo que os pequenos curtam e providenciar um cantinho com brinquedos, bonecas e uma música ambiente com temas infantis e alegres.


E as lembranças? São realmente necessárias?

Nesta idade não, mas, para agradecer a presença dos convidados você pode fazer algo para entregar no final da festa.

Uma ideia simpática: monte uma marmita com um pedaço de bolo e os docinhos da festa, já que é melhor direcionar aos adultos. Mande personalizar a tampa escrevendo algum agradecimento, o dia da festa e o nome da sua bonequinha aniversariante.