Dicas de cardápios para festas

Dicas de cardápios para festas

Se não for o primeiro detalhe a ser pensado depois do local da festa, o cardápio do evento com certeza está entre os principais e primeiros pontos a serem planejados. Como quase tudo em uma festa, o cardápio irá variar de acordo com o público (os convidados e o aniversariante). Existem comidas que não combinam com uma festa infantil e outras que não combinam com uma festa adulta, como casamentos ou festas de 15 anos, então é preciso pensar com muita cautela o que será servido para seus convidados.

Nos buffets, o cardápio é algo mais fechado e inalterável. Para fazer uma festa nestes locais, existem combinações já programadas para cada tipo de festa e não há muito o que se acrescentar, mas em casa ou salões independentes, as possibilidades são muito mais flexíveis e podem mesclar de tudo um pouco, para assim, agradar a todos.

Dicas de cardápios para festa Infantil

Neste caso, o cardápio deve conter alimentos simples e que agradem as crianças. Tudo sem molhos, temperos fortes ou novidades aos paladares infantis. Os salgadinhos tradicionais, como a coxinha, bolinha de queijo, mini kibe e mini esfirra devem estar presentes, mas a seleção pode ser incrementada com pipoca, batata frita e pequenos lanches de carne seca ou louca, e também, cachorro quente.

Na parte dos doces, não há como errar. Os famosos brigadeiro e beijinho devem estar no seu cardápio, e para incrementar, sirva coisas como bicho-de-pé (brigadeiro de morango), brigadeiro branco com frutas dentro, mini churros e trufas não alcoólicas.

Não se engane achando que as bebidas não entram no cardápio! Nas festas infantis, sirva muito refrigerante, suco e água. Se optar em também colocar cerveja, muito cuidado para esta bebida não ficar ao alcance das crianças.

Dicas de cardápios para festa de casamento

As festas de casamento de estilo tradicional exigem um cardápio sofisticado e requintado. Por tanto, opte por massas, como pratos de macarrão com alguma carne, e crepes, combinações mais charmosas ou uma mesa a la cart com diversas opções para que os convidados escolham o que mais agradar. Os frutos do mar são uma ótima opção nestes eventos, trazendo simplicidade e sofisticação unidas.

Nestas festas, o único doce que não pode faltar é o bem casado, mas este serve como lembrancinha. Se o desejo é colocar o brigadeiro e o beijinho, ao mesmo tempo em que se queira fugir do tradicional, incremente os docinhos com frutas, como cerejas, morangos ou uvas. Muita trufa e doces diferenciados são uma ótima opção.

As bebidas devem ser as mais variadas possíveis, para agradar desde as crianças até os adultos. Por isso, sirva muito refrigerante, suco, água, vinho, espumante e cerveja.

Dicas de cardápios para festas de 15 anos

Nestas festas o cardápio é o mais maleável. É possível que seja servido desde massas tradicionais acompanhadas de carne, frutos do mar e crepe até os salgadinhos. Quando os salgadinhos forem os escolhidos, o único cuidado a ser tomado é que eles sejam mais sofisticados e tenham uma aparência mais bonita. Formatos inovadores dos salgadinhos tradicionais ajudam.

Os doces devem ser algo mais parecido com os servidos no casamento. Os tradicionais podem estar presentes e com um ar mais sofisticado e requintado, mas as opções mais variadas devem estar presentes.

Em relação as bebidas, pode ser servido de tudo, apenas tomando cuidado para os convidados da aniversariante não se servirem com as alcoólicas. Para saciar a vontade deles de tomar algo fora dos refrigerantes e sucos, uma opção é contratar bartenders especializados nestes eventos, que fazem drinks sem álcool.

As festas de outras idades devem pegar como inspiração este cardápio de festas de 15 anos.

O foco principal dos cardápios de festas são os convidados e suas respectivas idades. Para inovar neste quesito, basta usar a imaginação. Não se esqueça que vale colocar seus pratos preferidos e principalmente os do aniversariante/casal na seleção que será servida.