Dicas de atividades e brincadeiras para chá de bebê

Dicas de atividades e brincadeiras para chá de bebê

A espera de um bebê representa um período de muita alegria e expectativa entre os futuros pais, a família e os amigos. A difícil tarefa de cuidar de uma nova vida que está chegando, vem recheada de surpresas, compromissos, e é claro, despesas. Mas tudo vale a pena, além de ser uma fase que vai deixar saudades.

O chá de bebê é uma comemoração tradicional no Brasil, e possui o objetivo de reunir amigos e familiares para uma confraternização e também oferecer presentes para a futura criança que está a caminho. A festa normalmente é organizada pelos pais do bebê, mas em alguns casos, pode ser realizada por amigos e familiares que desejam fazer uma surpresa. Para as mamães, o chá de bebê é um momento mágico, cada detalhe é observado com um carinho especial, a decoração, as comidas e também as brincadeiras. E é sobre estas últimas que iremos falar!

Aproveite nossas dicas para inovar e deixar o seu chá de bebê inesquecível e muito divertido. Confira a seguir como realizar atividades que podem ser feitas em casa:

Quem é o bebê?

Essa brincadeira envolve todos os participantes da festa. Ao entregar os convites, você deve solicitar a cada convidado, que leve no dia da comemoração uma foto de quando ainda era bebê. No dia da festa, recolha todas as fotos e coloque em um mural. No momento da brincadeira, cada convidado deverá escolher uma foto que não seja a sua, e adivinhar quem é o bebê. O convidado que acertar ganha uma lembrancinha e quem errar paga uma prenda.

Adivinhe o presente

A mamãe não poderia ficar de fora das brincadeiras, não é mesmo? Nessa atividade, a mamãe deverá tentar adivinhar quais são os presentes antes de abrir os embrulhos. Se ela adivinhar, o convidado que deu o presente paga uma prenda, e se não adivinhar quem paga a prenda é ela. Pode-se fazer outra versão da brincadeira, onde a mamãe irá abrir o presente e tentar adivinhar qual convidado o trouxe, a regra da prenda permanece a mesma.

Qual o sabor da papinha?

Papai e mamãe que se prezem já provaram a papinha do seu bebê. A brincadeira da papinha deve ser realizada com os convidados que já são pais. Compre vários sabores de papinha, retire os rótulos das embalagens e peça que os papais e mamães presentes no chá de bebê experimentem cada uma delas, e anotem os sabores identificados em uma folha de papel. O convidado que adivinhar mais sabores ganha um prêmio, e aquele que errar o maior número deverá pagar uma prenda. Conforme for o número de convidados de seu chá de bebê e o número de pais, você pode organizar essa brincadeira de diferentes formas, em duplas de casais, pais contra mães, etc. Basta usar a criatividade.

Tomando mamadeira

Encha uma determinada quantidade de mamadeiras com algum tipo de bebida de sua preferência, pode ser suco, refrigerante, leite, etc. Todas as mamadeiras precisam ser do mesmo tamanho. Chame os convidados da comemoração para participar da brincadeira, o número de participantes deverá ser igual ao de mamadeiras. Os convidados deverão beber todo o conteúdo da mamadeira, aquele que terminar mais rápido ganha um prêmio.

Hora do banho

Essa brincadeira é um teste para o papai e para os homens convidados do chá de bebê. Eles deverão mostrar que estão preparados para cuidar sozinhos de uma criança. Separe bonecos representando os bebês e banheiras de plástico. Coloque próximo a banheira, itens que devem ser utilizados no momento do banho do bebê, como toalha, talco, fraldas, sabonete, shampoo, etc. Disponha itens que não devem ser utilizados, esponja dura para banho, shampoo comum, e também itens que deverão confundir os papais como sal, detergente, farinha, açúcar, em embalagens diferentes. O objetivo da brincadeira é testar os futuros papais se eles são realmente atentos ao cuidar de um bebê. As mulheres deverão dar nota para a performance de cada participante e ao final da brincadeira apontar os erros e acertos. Aquele que receber a maior pontuação ganha um prêmio. Essa brincadeira promete render muitas risadas.

São muitas as ideias de brincadeiras e atividades para deixar o seu chá de bebê mais alegre e promover a interação entre os convidados. Siga as nossas dicas e abuse da criatividade para incrementar ainda mais as brincadeiras. Leve tudo na esportiva, ofereça docinhos como prêmios e elabora prendas leves, como pedir ao perdedor para posar para uma foto vestido de bebê.

Não se esqueça de deixar tudo pronto antecipadamente, no dia do chá de bebê você estará muito ocupada com a organização da festa e a recepção dos convidados e pode não ter tempo para preparar as atividades.

Se você já organizou um chá de bebê ou participou de um, compartilhe com a gente as brincadeiras que mais gostou. Aguardamos seu comentário!