Como preparar a lista de convidados para o seu casamento

Como preparar a lista de convidados para o seu casamento

Um dos momentos mais importantes na vida de um casal é certamente o casamento. Tanto a festa quanto a cerimônia de matrimônio são esperadas com grande expectativa pelos noivos, seus familiares e amigos. Mas na maioria das vezes é impossível convidar todo mundo que se conhece. Então, quem vai estar lá?

Para que tudo corra bem, a lista de convidados deve ser uma das primeiras decisões do casal. Esta tarefa, encarada com certo pavor por muitos, na verdade não é tão complicada! A seguir, vamos deixar algumas dicas para que a lista de convidados não se torne uma dor de cabeça e atrapalhe este momento tão bonito e importante em suas vidas.


Como é o casamento dos seus sonhos?

A elaboração da lista de convidados depende diretamente de outros fatores que devem também ser pensados com antecedência, como o orçamento disponível, data da cerimônia, local e espaço. Para começar a tomar estas decisões, procure responder esta importante pergunta: qual é o sonho do casal?

Se sempre sonharam com uma recepção incrível, uma festa grande e agitada, vocês terão também uma lista de convidados bem extensa. Vocês poderão chamar toda a família, amigos e os colegas de trabalho. É uma cerimônia mais cara também, então planeje seu orçamento de acordo com o que deseja!

Se a vontade é ter uma recepção menor, com um clima mais intimista, sua lista de convidados terá que ser mais restrita. Priorize seus parentes mais próximos e amigos mais queridos. Nada de convidar aquele primo do interior que você nunca encontra, ou aquele colega de escola que você não tem notícia há três anos.

Não existem somente estas duas opções. O casal pode optar por algo intermediário, qualquer tamanho de festa que caiba exatamente em seus sonhos (e em seus bolsos). Basta ajustar a lista de acordo.


Calculando o número de convidados

Para a cerimônia de matrimônio a lista de convidados possui poucas restrições. Cuidado para não convidar um número de pessoas maior do que a capacidade do local da cerimônia, ou seus convidados vão acabar tendo que ficar em pé. Conheça com antecedência o espaço da Igreja, templo, auditório ou salão escolhidos, para não ter problemas e evitar surpresas desagradáveis. O custo da cerimônia depende muito mais do tamanho do espaço escolhido do que da quantidade de pessoas que comparecerão. Escolha um local adequado e se informe da sua capacidade. Bem simples!

Para a festa de comemoração é um pouquinho mais complicado. O orçamento disponível tem um peso muito maior na festa, já que com cada convidado extra aumentam os gastos com comes e bebes, aluguel de cadeiras e número de garçons. Peça ajuda ao buffet para calcular quantos convidados serão confortavelmente atendidos com a verba que você separou para isto. Os buffets já conhecem, pela prática, qual o gasto médio por pessoa e são de grande ajuda nessa decisão.


Elabore sua lista de convidados

Agora que você já sabe exatamente quantas pessoas poderá convidar, uma boa ideia é começar elaborando uma lista com todos, sem restrições. Inclua nessa lista todas as pessoas que você e seu companheiro ou companheira gostariam que estivessem presentes e os convidados dos pais dos noivos. Essa lista provavelmente será bem grande, mas não se preocupe. Vamos começar a reduzí-la logo em seguida.

Após terminar esta lista geral, comece a marcar os nomes daqueles que você faz a maior questão da presença. Seu parceiro deverá fazer o mesmo. Deixem de fora por enquanto aquelas pessoas que não têm uma relação muito próxima, como parentes distantes, colegas de trabalho e namorados de amigos. Talvez seja necessário conversar e negociar a presença de uma ou outra pessoa. Muita tranquilidade nesta conversa para evitar brigas e desentendimentos!

Se vocês terminaram a lista de convidados essenciais e ainda há espaço, comecem a listar outras pessoas que gostariam que estivessem presentes. Lembrem-se de que o momento é do casal, então não convide alguém somente por convidar. É importante que nesse momento estejam com vocês as pessoas que são mais queridas pelo casal.

Uma boa dica na elaboração das listas é usar uma planilha contendo nome, origem (se família da noiva ou do noivo, convidados dos pais da noiva ou do noivo, padrinhos ou colegas de trabalho) e o número de pessoas que esta pessoa trará, como companheiros e filhos.


E então, o casal está preparado para montar a lista de convidados? Já passou por isto antes? Quais outras dicas você daria para preparar a lista de convidados do casamento? Conte para a gente nos comentários!