Como organizar o Almoço do Domingo de Páscoa

Como organizar o Almoço do Domingo de Páscoa

Reunir a família é tudo de bom. E se essa reunião for ao redor de uma mesa farta é melhor ainda, não é mesmo?

Porém, para muita gente, momentos assim são raros e datas como a Páscoa são ótimas oportunidades para ver todo mundo e matar a saudade! Por isso, separamos algumas dicas para quem vai organizar o almoço do domingo de Páscoa. Não sabe por onde começar e quer um momento delicioso e especial? Fique de olho nas dicas!

Qual vai ser o cardápio?

Antes de sair às compras dos ingredientes, defina o cardápio e se você dividirá as tarefas com outras pessoas. Aliás, essa é uma boa forma de engajar e unir a família, sem sobrecarregar ninguém!

Veja se há alguém que não come carne neste período e tente lembrar-se dos gostos e restrições alimentares de seus convidados. A partir disso, eleja um ou mais pratos de destaque, como um peixe ou uma carne assada, por exemplo. Depois, pense em entradas e acompanhamentos que combinem entre si e, por fim, escolha uma ou mais sobremesas.

Organize a produção dos pratos

Feito isso, analise cada prato e anote os ingredientes necessários. Itens comprados, organize a “produção” para que a manhã de domingo não fique sobrecarregada. Sobremesas podem ser feitas na véspera, por exemplo. Carnes também podem ser temperadas no dia anterior e alguns molhos feitos com antecedência e congelados. Mesmo que seu cardápio seja bastante elaborado, procure simplificar as tarefas ao máximo!

Invista na recepção

Você já deve ter visto por aí lindos modelos de guirlandas e enfeites de Páscoa para a casa. Que tal enfeitar a sua porta ou colocar pequenas cestas com bombons de chocolate na sala de entrada, sala de jantar e outros ambientes comuns? Com certeza seus convidados ficarão felizes com essa recepção! Você também pode enfeitar a mesa com chocolates para serem degustados após a refeição, com um cafezinho.

Flores na decoração

Nem só de coelhinhos é feita uma decoração de Páscoa. Sendo uma data religiosa que comemora a vida, você pode investir na delicadeza e alegria das flores. Elas dão frescor e um colorido todo especial a qualquer decoração e, dependendo do tipo, têm baixo custo.

Reaproveite garrafas de azeite, vinho ou geleias, por exemplo, enfeitando-as com fitas, tiras de tecido ou cordas e utilize-as como vasos. Cascas de ovos quebradas pela metade também pode abrigar flores menores e dar um charme a mais a sua mesa.

Sirva com capricho

Além disso, lembre-se que talvez você precise providenciar objetos diferentes para servir ou preparar, como assadeiras maiores ou mais taças de sobremesa. Veja se tem louças que combinam entre si ou em número suficiente. Caso necessário, você pode providenciar com outras pessoas da sua família ou até alugar, se não quiser comprar.

Em um primeiro momento pode parecer complicado organizar um almoço para várias pessoas, mas tenha sempre em mente que o objetivo principal é reunir a família em um momento de comunhão e reflexão. Independentemente se o cardápio for refinado, simples ou tradicional, com organização é possível preparar um delicioso almoço que será lembrado por todos! Divirta-se nos preparativos e aproveite cada momento com as pessoas importantes para você!