Como organizar um chá bar

Como organizar um chá bar

Uma alternativa ao conhecido chá de panela, o chá bar vem ganhando cada vez mais adeptos, principalmente entre os casais mais jovens. A principal diferença entre os dois eventos é que no segundo tipo há a participação do noivo e da noiva. E, claro, dos seus respectivos amigos. A lista de presentes também é um pouquinho diferente: além dos tradicionais utensílios para casa, entram itens de bar. Aos últimos, é possível incluir: kit para fazer caipirinha, coqueteleira e até mesmo bebidas alcoólicas para o futuro lar do casal.

Se você vai se casar ou conhece alguém que está vivendo essa fase, que tal planejar um chá bar muito divertido? Confira dicas para organizar!

Capriche na lista de convidados

Se no chá de panela a organização do evento costuma ficar a cargo das madrinhas, no chá bar a responsabilidade é dividida com os padrinhos, tanto do noivo, quanto da noiva. Na hora de preparar a lista de convidados, é preciso ter cuidado para não deixar ninguém de fora (como o chefe do noivo, por exemplo). A preparação da lista é essencial para ter ideia do porte da festa e, também, para definir o local em que ela será realizada.

Planeje um cardápio que agrade a gregos e troianos

Como a festa será mista, comidinhas que só agradam ao paladar feminino devem conviver em harmonia com opções, digamos, mais substanciais, de acordo com o gosto dos rapazes. Se a sua festa tiver um tema, o cardápio pode ser definido de acordo com ele. Um chá bar com ambientação de comida de boteco, por exemplo, precisa ter no cardápio itens como pastéis, caldinho de feijão, empadinhas… É importante pensar em comidinhas que sejam fáceis de serem consumidas, já que a circulação de pessoas costuma ser constante, com muita gente comendo em pé.

No caso das bebidas, é importante pensar em opções alcoólicas e não alcoólicas, como sucos e refrigerantes. Os tempos estão difíceis, então se você não tiver grana para arcar com todos os custos não se envergonhe e peça para os convidados levarem bebida (e deixe isso claro no convite, claro!).

Defina a lista de presentes

O chá bar é um evento misto, então além dos tradicionais utensílios de cozinha, como pano de prato, colher de pau, sanduicheira e afins, devem entrar na lista também peças para o bar do casal, como tulipas de chope, kit caipirinha e outros itens. A lista de presentes pode ser passada para os convidados de algumas formas: no próprio convite, via e-mail ou até mesmo ser feita em uma loja especializada, como grandes magazines. Seja qual for a forma, na hora de escolher os itens, é muito importante levar em consideração que os convidados têm diferentes condições financeiras, então coloque itens para todos os bolsos.

Pense na decoração e nas brincadeiras

Definidos lista de convidados, cardápio e lista de presentes, é hora de pensar na decoração do local da festa e nas brincadeiras que serão feitas na festa. A decoração de um chá bar deve ser sempre neutra. Esqueça tons rosinhas e fofuras. Não é um chá de panela, lembre-se. Para as brincadeiras, uma opção é gravar depoimentos com os convidados contando histórias com os noivos e fazer a brincadeira de adivinhação, em que os noivos têm que adivinhar qual é o presente (que está embrulhado, claro).

Boa diversão!