Como fazer um convite de formatura

Como fazer um convite de formatura

Quando o final do curso se aproxima, é comum que a procura por ideias para convites de formatura cresça e as dúvidas sobre como fazer um convite bonito, prático e que agradeça a todos que ajudaram nessa jornada também.

Além do convite individual há o convite da sala inteira, o que pode gerar algum estresse, mas nada que não possa ser resolvido com praticidade.


Conteúdo básico

Antes de planejar a formatação e todas as firulas que é preciso escolher, é preciso focar nas informações contidas no convite para que não falte nenhum tópico. As informações básicas contidas no convite seriam:

  • Nomes de todas as autoridades
  • Nome do curso
  • Homenageados
  • Juramento
  • Nome e foto de todos os formandos
  • Logo da faculdade na capa
  • Datas
  • Horários
  • Local onde será realizada a cerimônia de colação de grau
  • Local do baile de formatura
  • Telefone para informações (não obrigatório)

Além disso é preciso escolher um tema para o convite, de acordo com o gosto de todos da turma – o que será apurado por meio de uma votação. Para que todos visualizem os modelos propostos do convite sem que haja muito problema, é necessário imprimir pelo menos dois exemplares para que todos os alunos tenham acesso a eles e possam opinar.


Tipo de convite

Se a formatura será um evento em que serão reunidos apenas familiares mais próximos, a turma tem mais liberdade de fazer um texto mais informal e leve. Caso o convite seja extensivo a amigos, colegas de trabalho e afins, a pedida é um convite mais formal e elaborado.


Execução

Vocês podem ter alguém na turma que seja talentoso o suficiente para fazer o convite, se assim desejarem, mas a pessoa precisa ter talento e técnica com programas como Photoshop, Corel Draw ou InDesign. Há também a opção de contratar uma gráfica especializada que já possua inclusive modelos que possam ser sugeridos e votados pelos formandos. Cabe aos formandos a decisão do que fica melhor em relação a arte, praticidade e, claro, valores.


Convites online

Se a ideia é inovar mesmo, você pode recorrer aos convites online. Websites como a InviteBox permitem que você faça esse tipo de convite, que realmente surpreende os convidados. E você pode ainda adicionar músicas, fotos e vídeos, tornando-o elegante e moderno. Convites online são bonitos, econômicos, ecológicos e muito mais baratos que os convites tradicionais! Um convite online vai enriquecer ainda mais a sua formatura e te ajudar a confirmar a presença dos seus convidados.


Ideias

No geral, o padrão de convite individual leva o nome do aluno em destaque, uma foto do mesmo trajando sua beca, capelo e canudo, junto ao símbolo do curso. Mas é claro que o aluno pode personalizar o convite utilizando figuras ou ilustrações que remetam ao curso ou à principal função a ser exercida por quem nele se forma. Uma foto de toda a turma no fundo também pode ser interessante.


Apresentação do convite

O formato do convite não precisa ser necessariamente uma folha quadrada dentro de um envelope pardo. O formando pode sim optar por uma apresentação mais moderna, seja com o tipo de dobradura, formato ou cor diferente do usual. Acredite, ficará marcante, ousado e bonito! Se essa for a ideia, invista em um envelope bem bonito e fita com uma cor menos sóbria, mas sempre tendo em mente que ela deve ser chamativa e elegante ao mesmo tempo. Utilizar a cor característica do curso no design do convite é bastante comum! O convidado precisa sentir vontade de ir ao evento já com a apresentação do convite, antes mesmo de abri-lo!


Mensagem

Todo mundo está careca de saber que é preciso escolher bem a sua mensagem de agradecimento para que o convite fique coerente. Fuja dos clichês e das frases enormes que podem fazer com que o convidado fique com preguiça e se desinteresse pela leitura de uma mensagem gigante. É bom pesquisar bastante na Internet, em livros, perguntar para as pessoas sobre os tipos de mensagens até encontrar alguma que se encaixe com o propósito do formando, com a ocasião e com o curso. É claro que a mensagem não precisa necessariamente ter uma frase já pronta, o próprio formando pode fazer a sua mensagem inteira! Vale mencionar a emoção de se formar, agradecer todos os mestres, familiares, amigos e pessoas que acreditaram que esse momento chegaria!


Foto

Para quem quer fugir do clichê da foto de beca, uma opção é colocar uma foto comum em destaque e outra vestida com a beca em segundo plano. Outra opção inovadora é usar trajes referentes à profissão na foto do convite, o que é bem inusitado.


Ah! Não se esqueça de colocar a personalidade da sua turma no convite. Depois, é só escolher o tipo de papel no qual será impresso, criar o convite online e enviar a todos que fizeram parte da sua jornada intelectual. Boa formatura!