Como fazer um churrasco de aniversário

Como fazer um churrasco de aniversário

Uma das melhores coisas da vida é comemorar o aniversário junto às pessoas queridas. Neste dia especial, reunir amigos e familiares para um gostoso churrasco é uma ótima ideia.

Mas você sabe como organizar um? Vamos listar aqui alguns itens essenciais para você curtir o churrasco do seu aniversário, sem preocupações ou imprevistos desnecessários.

1 – Liste os seus convidados

A primeira tarefa a ser feita é relacionar todas as pessoas que serão convidadas para o seu churrasco. Isso será primordial para todas as próximas definições sobre a festa. Não deixe ninguém de fora, inclua até mesmo aquelas pessoas que você não tem certeza se irão. Liste separadamente as crianças, os homens e mulheres que bebem e as pessoas que não consomem álcool. Essa divisão será importante para o cálculo das bebidas e comidas.

2 – Defina o local de realização do churrasco

Para fazer um churrasco de aniversário existem várias opções de locais. Você pode optar por um Clube de Churrasco, onde você contrata e paga por pessoa. Esses Clubes já oferecem o espaço e todo o buffet.

A segunda opção é definir o local – um sítio, salão de festas, área de lazer do prédio ou sua própria casa e contratar um serviço de espetinhos. Nesta situação você pode ou não ter as bebidas inclusas, fica a seu critério.

Ainda existe a opção de você mesmo organizar tudo, dá mais trabalho, mas uma boa quantia de dinheiro será economizada. Se a sua escolha for a terceira opção, até o final deste post você já terá todas as informações necessárias para realizar um churrasco de aniversário que não deixará nada a desejar se comparado a um Clube para isso.

3 – Aluguel de utensílios

Se o espaço que você tiver reservado para o churrasco tiver todos os materiais necessários, pule este item. Você precisará de mesas e cadeiras (aquelas de plástico, brancas, são as ideais), toalhas de mesas (vermelhas, pois mancham menos), taça paulistinha para cervejas e refrigerantes, pratos para servir a carne e tira-gostos, pratos e talheres para servir os acompanhamentos. Para as crianças opte por utensílios descartáveis, assim você evita acidentes.

Calcule uma cadeira, dois copos, um jogo de pratos e talheres por convidado, e um prato de servir para cada grupo de 3 ou 4 pessoas.

4 – Selecione e calcule as comidas

Um bom churrasco deve ter diferentes tipos de carnes e acompanhamentos. É sempre pertinente lembrar que existem pessoas que não comem carne vermelha, portanto oferecer frango ou peixes é simpático e agrada a todos os convidados. Inclua na lista:

Carnes

  • Carne bovina (contra-filé, picanha, alcatra ou maninha);
  • Carne suína (lombo ou pernil);
  • Frango ou galeto (coxinha, asinha ou sobrecoxa);
  • Linguiça ou salsichão;
  • Coração de frango.

Acompanhamentos

  • Pão de alho;
  • Arroz;
  • Maionese, salpicão ou farofa;
  • Salada (alface, tomate e manga é uma boa opção).

Calcule 400g de carne por convidado, um pão de alho para cada cinco pessoas e os demais acompanhamentos, cerca de 50g para cada um.

5 – Selecione e calcule as bebidas

Este não é um item complexo de ser calculado. Em um churrasco as opções de bebidas não variam muito, costuma-se oferecer cerveja, refrigerante e água. Se quiser incrementar a sua festa, sirva também caipirinha e sucos aos convidados. Calcule quatro latas de cerveja por pessoa, um litro de refrigerante para adultos que não consomem álcool e meio litro para crianças.

6 – Defina quem irá servir e fazer o churrasco

Mesmo que o seu churrasco seja para pessoas íntimas, se você quiser mesmo curtir a sua festa, contrate pelo menos uma pessoa para servir e outra para fazer o churrasco. Assim você terá tempo para sentar nas mesas e bater um papo com os amigos.

À primeira impressão, pode até parecer trabalhoso organizar um churrasco, mas você vai descobrir que os passos acima são simples e rápidos de serem realizados. Então, mãos à obra e boa festa!