Como fazer uma festa para celebrar a primeira comunhão

Como fazer uma festa para celebrar a primeira comunhão

A primeira comunhão é um dos sete sacramentos da igreja católica e um marco importante na vida de um fiel. Por ser um momento tão único, ele não pode passar em branco e algumas pessoas optam por, assim como no batismo, organizar uma recepção logo após a celebração religiosa para receber a família, padrinhos e amigos.

Se você ou alguém da sua família está prestes a receber a primeira comunhão, já está na hora de começar os preparativos para a festa. Para isso, separamos algumas dicas para te ajudar a organizar tudo com antecedência para esse momento tão especial.

Reúna conhecimento

A primeira comunhão é um ritual com muitos simbolismos próprios, por isso é importante conhecê-los ou relembrá-los para te ajudar a organizar uma festa que represente da melhor forma esse momento e não fuja daquilo que é o foco do sacramento: a comunhão com cristo, representada na forma do pão e do vinho.

Faça um apanhado de tudo o que você considera mais marcante sobre esse momento para te inspirar e busque combinar com a personalidade do participante, para que a festa possa ter um toque mais pessoal.

Planeje a decoração

Depois que você já fez sua pesquisa é hora de encontrar uma decoração que se encaixe no tema. O uso de símbolos da religião, como a cruz, a vela batismal, a bíblia e a própria eucaristia podem estar presentes na decoração, assim como orações e passagens bíblicas que falem sobre a comunhão. Tons claros, em especial o branco, que também é usado durante o sacramento, dão um ar angelical à festa, relembrando a paz e a pureza de espírito buscados na eucaristia.

Depois de definida a decoração, aplique os mesmos motivos para o convite, juntamente com uma mensagem que sintetize o significado desse momento na vida do cristão, e os envie a seus convidados, tomando o cuidado de informar tanto o local da festa quanto o da celebração.

Comida para todos os gostos

A comida oferecida na festa vai depender do horário da primeira comunhão e pode ser adaptada de acordo com o tipo de festa que você deseja, mas de modo geral oferecer alguns petiscos e uma refeição principal funcionam bem para a ocasião.

Por ser uma festa mais familiar, onde todas as pessoas estarão bem à vontade, é interessante montar uma mesa onde todos possam se servir, assim você só precisará se preocupar em repor os alimentos. Para a escolha dos pratos, leve em consideração que os convidados serão de idades bem diferentes, desde as crianças até os avós, por isso é importante variar bem os alimentos ou servir opções mais tradicionais, como salgados, tortas, massas e carnes. Um bolo confeitado de acordo com a temática pode ser servido como sobremesa e ainda funcionar como parte da decoração, se colocado em uma mesa a parte, com alguns docinhos e enfeites, servindo também como cenário para as fotos com a família e amigos durante a festa.

Distrações para a criançada

A primeira eucaristia pode ser recebida em qualquer fase da vida, mas para a maioria dos cristãos, que já vem de uma família religiosa, isso acontece ainda na infância, por volta dos 8 anos de idade, podendo variar para mais ou para menos de acordo com os costumes locais. Se esse é o seu caso, provavelmente haverá muitas crianças na festa, então é importante pensar também em distrações para entreter a garotada. Certifique-se de que haverá bastante espaço para as brincadeiras e deixe alguns brinquedos à disposição. Nessa idade as crianças se interessam bastante por brincadeiras em grupo, pois já são bastante sociáveis, e alguns objetos como bolas, petecas e jogos de tabuleiro variados conseguem dar conta da diversão por longas horas.

Com essas dicas você poderá organizar uma festa condizente com um momento tão solene, mas que também proporcione muita diversão a todos os convidados! Tem mais alguma coisa que você considera importante para organizar uma festa para celebrar a primeira comunhão? Comente!