Como fazer uma festa de Natal incrível

Como fazer uma festa de Natal incrível

O Natal é uma data mágica, que encanta crianças e adultos. Muitas pessoas pelo mundo se preparam para a chegada do dia 25 de dezembro, afinal, é uma época de confraternização e alegria. Mas como ter uma festa de Natal perfeita? Aqui vão algumas dicas importantes para você organizar!

Faça uma lista de convidados

Toda festa começa pela lista de convidados, pois é ela que define a quantidade de comida e espaço que você precisará para que a Ceia aconteça e todos os convidados fiquem confortáveis e satisfeitos.

Como as pessoas geralmente gostam de fazer planos para a data, é importante que os convites cheguem o quanto antes, ou você corre o risco de seus convidados já terem fechado outros programas.

Prepare um cardápio especial

O ponto alto da noite de Natal é a Ceia, momento em que todos se reúnem para comer e celebrar. É importante que a mesa seja farta e a data pede um pouco mais de requinte nos pratos.

Algumas receitas clássicas e apreciadas pela maioria das pessoas são o peru assado ou chester, arroz de forno com passas, farofa e saladas de folhas variadas, temperadas com queijos, tomate seco e condimentos variados. Para sobremesa a rabanada é um clássico, assim como tortas e pavês.

Mas nem só da Ceia é feita a festa de Natal. No grande dia todos provavelmente devem chegar horas antes da refeição e por isso é preciso servir alguns petiscos leves, como canapés ou castanhas, para os convidados comerem enquanto bebem, conversam e esperam pelo jantar.

Organize a troca de presentes

A tradição diz que a troca de presentes deve ser na noite de Natal, mas é importante que isso seja combinado entre todos. É muito deselegante quando apenas metade das pessoas trocam presentes enquanto a outra apenas observa, principalmente se tiverem crianças envolvidas. Como, dependendo do tamanho da festa, a troca mútua de presentes fica inviável, uma boa pedida é organizar um amigo secreto, que além de presentear a todos promove bons momentos de descontração.

Invista na decoração

A decoração é responsável por grande parte da magia do Natal e merece atenção especial. Além da árvore, que é indispensável, invista em pequenos detalhes como toalhas e guardanapos temáticos, que dão um toque especial à mesa. E falando em mesa, é legal que todos possam comer juntos, então se for possível arrume uma bem grande ou aproxime mesas menores!

Guirlandas e luzes também são boas opções para decorar ambientes externos e internos. Além disso, algumas famílias também costumam reservar um espaço para um presépio, que pode variar de miniaturas dispostas em algum móvel até peças customizadas e quadros na parede.

Também é importante ficar atento ao espaço disponível, se ele acomoda o número de pessoas previsto e se seu aparelho de jantar e outros utensílios vão ser suficientes.

Música

Além das músicas de gosto popular, inclua algumas canções natalinas para dar um clima mais característico à Ceia. Separe algumas faixas mais calmas para a hora do jantar e tenha cuidado para a música não atrapalhar a conversa das pessoas.

O principal objetivo do Natal é reunir quem a gente gosta, juntar famílias e amigos para curtir momentos que ficarão para sempre na memória. Com organização e dedicação sua festa será perfeita e você terá tranquilidade para receber e conversar com cada pessoa presente, sem preocupações ou imprevistos.

E aí, como costuma ser a sua Ceia de Natal? Tem pratos e brincadeiras especias? Estamos ansiosos para saber!