Como fazer uma festa em apartamento sem incomodar os vizinhos

Como fazer uma festa em apartamento sem incomodar os vizinhos

Nem sempre dá tempo de escolher um buffet ou reservar um espaço para fazer uma festa, mas isso não quer dizer que ela precisa ser cancelada por isso. Com jeitinho, bom senso e criatividade é possível realizar uma comemoração bem bacana no seu apartamento.

Planejar para que tudo saia como você deseja pode até dar trabalho, mas vai valer a pena quando ver os seus amigos e familiares se divertindo e relembrando os melhores momentos depois. Mas quando o assunto é festa no apê, você tem que pensar também no conforto dos seus vizinhos, afinal, vivemos em uma sociedade. Portanto, conheça agora algumas dicas para fazer uma festa no apartamento que seja agradável para todo mundo:

Respeite o horário

A Lei do Silêncio (lei nº 126, de 10 de maio de 1977) estabelece que no período entre 22 horas e 7 horas ruídos que saiam do ambiente interno de origem podem ser considerados prejudiciais à saúde, à segurança ou ao sossego público. Portanto, para que a harmonia em sua vizinhança seja mantida e para garantir mais festas no futuro, você deve respeitar o horário. Lembre-se que a festa em apartamento está muito mais para uma reunião entre amigos e por isso, músicas alta devem ser riscadas da lista.

Seja sensato durante toda a festa. Mesmo que você receba os amigos até às 21 horas, evite o barulho muito alto.

Escolha bem os convidados

Parte do sucesso da festa depende dos convidados que você vai selecionar. A escolha de pessoas que combinam entre si, garante um clima mais agradável e evita possíveis desentendimentos que podem ocorrer entre os convidados. Nada pode ser mais deselegante para o anfitrião do que discussões entre os seus próprios amigos, o que além de causar um desconforto geral entre as pessoas que vão estar na festa, pode incomodar muito quem mora ao lado.

Lembre-se de avisá-los que a festa tem suas regras e horário de término. Portanto, convide quem estiver disposto a colaborar.

Evite usar a churrasqueira na sacada

Se for fazer um churrasco na comemoração, dê preferência à churrasqueira elétrica que não faz tanta fumaça. Churrasco em apartamento é um assunto complicado, porque além da fumaça impregnar toda a casa, ela pode acabar tomando outros rumos e invadindo também a casa do vizinho. A dica é que você opte por um cardápio prático, como por exemplo, pizzas e salgadinhos.

Suspenda a bebida antes que seja tarde

Geralmente, sempre tem aquele convidado que exagera um pouco na bebida e acaba incomodando os demais. O mais correto é que você suspenda a bebida antes que seja tarde e este convidado se exalte. Não coloque todas as bebidas alcoólicas à disposição dos seus convidados, isso facilita o seu controle. Já água, refrigerante e sucos devem estar sempre à mão para que os participantes possam se hidratar rapidamente.

Evite fazer festas para crianças em apartamento

Com os adultos você pode até conversar, pedir para baixar o volume da conversa e garantir a harmonia entre as pessoas que estão presentes, já com as crianças isso se torna uma missão quase impossível. Crianças precisam de espaço, música e diversão. Dificilmente você vai conseguir isso em um espaço delimitado como um apartamento. Se no seu condomínio não tiver salão de festas, uma boa saída é alugar um buffet para dar uma festa com mais conforto.

Limpe a bagunça no dia seguinte

Essa sugestão pode até parecer assustadora para aqueles que são obcecados por limpeza, mas ela tem um propósito: causar o menor incômodo para todos. Se a festa acontecer até tarde da noite e você decidir arrumar a bagunça logo em seguida, provavelmente vai fazer barulho e atrapalhar o sono de alguém. Deixe seus convidados à vontade e aproveite para descansar, assim, com mais calma no outro dia você arruma a desordem sem o risco de ouvir reclamações alheias.

Viver em condomínio é uma tarefa que exige esforço e boa vontade, para que a convivência entre os moradores seja a melhor possível. Lembre-se que você não mora sozinho e respeite as regras de conduta do seu prédio. Ao dar uma festa em seu apartamento, você deve não só se preocupar em ser um bom anfitrião, mas também em ser um bom vizinho. Por mais que seja um ditado conhecido, “não faça aos outros o que não gostaria que fizessem com você”.

Você já deu festas no seu apartamento? Como foi? Divida com a gente a sua experiência!