Comidas e bebidas para um churrasco incrível

Comidas e bebidas para um churrasco incrível

Churrasco é sempre uma ótima oportunidade para reunir amigos e familiares. No entanto, para garantir o sucesso dele, você precisa estar atento às comidas e bebidas que irá servir. Então, fique atento às nossas dicas e agrade a todos os convidados!

Petiscos para receber os convidados

Organizar um churrasco não é apenas pensar nas carnes. Todo o evento envolve uma tradição característica que também inclui os petiscos. Eles são muito importantes e normalmente envolvem o pão com alho e o queijo assado. Porém, você pode incrementar o pão e acrescentar, por exemplo, salsa picada, maionese e até um pouco de mostarda. Mas lembre-se que os petiscos não são o prato principal e, então, não podem ser servidos em excesso.

Carnes apetitosas para serem saboreadas

O item mais importante do seu churrasco tem que ser escolhido com muito cuidado! Algumas carnes são fundamentais e agradam a todos, são estas: fraldinha, contrafilé, picanha e alcatra. No entanto, também é interessante oferecer outras opções como a linguiça, que é sempre bem-vinda. Carne de porco, especialmente lombinho e picanha suína, além de frango, asa e coração, também são uma boa pedida.

Esses são os principais tipos de carne utilizados, mas há diversas outras opções que você pode aproveitar. A carne de cordeiro, por exemplo, faz sucesso em churrascarias, pois é muito macia. Se você quiser incluí-la no seu churrasco, é interessante deixá-la marinar no tempero por uma noite. Ao servir, o ideal é que esta carne seja acompanhada de geleia de menta ou molho de hortelã, ingredientes facilmente encontrados em centros comerciais.

Para as carnes, há várias sugestões de tempero, como sal temperado, caldo de carne em pó e páprica. Contudo, o churrasco tradicional e que faz sucesso com todos é o temperado apenas com sal grosso! Coloque-o antes da carne ir à churrasqueira e não se esqueça de bater o excesso de sal.

Bebidas para todos os gostos

A clássica opção de bebida para acompanhar o churrasco é a cerveja. Mas até na escolha da cerveja você pode ser mais detalhista. A carne de frango, por exemplo, pede cervejas claras, enquanto que para carne de porco o ideal são cervejas mais encorpadas, com um teor alcoólico um pouco mais alto. Já para carne de boi, caem muito bem as cervejas mais escuras. Caipirinha e outros drinks também podem ser feitos, mas com o cuidado de se fazer misturas simples – pois são estas que combinam com churrasco!

Se no seu churrasco tiver crianças, refrigerantes variados são essenciais! Água e sucos naturais, também podem ser oferecidos, especialmente no verão, pois são excelentes para refrescar e matar a sede.

Agora, independentemente dos tipos de bebida que você irá servir, é importantíssimo que elas estejam bem geladas na hora do churrasco. Portanto, lembre-se de colocá-las na geladeira pelo menos um dia antes ou as peça bem geladas e tenha um freezer para mantê-las assim!

Acompanhamentos clássicos

Em um churrasco, as carnes é que devem receber atenção. Então, para acompanhamentos, escolha pratos simples e que possam contrabalançar a presença das carnes.

Saladas são ótimas opções, pois, além de serem fáceis de elaborar, são refrescantes e leves. Você pode fazer saladas variadas, ao seu gosto, com folhas verdes, tomate cereja, azeitonas, cenoura, e assim por diante. Uma salada de maionese pode ser oferecida, de batata ou massa.

A presença da farofa, contudo, é imprescindível em um churrasco! E o melhor é que você mesmo a faça, pois as compradas não são tão boas, sendo bastante salgadas. De forma simples, você pode fazê-la com cebola e manteiga. Contudo, incrementá-la com bacon, calabresa, ovos e até bananas é uma sugestão excelente e, com certeza, fará sucesso.

Por fim, arroz branco e vinagrete são clássicos do churrasco, então, nunca esqueça deles!

De qualquer modo, o ideal é que você conheça o perfil dos convidados e possa fazer a sua programação, tanto de comidas como de bebidas, com base nisso. Afinal, o importante é que todos se deliciem e se divirtam muito!

Bom churrasco!