Checklist para organizar o seu churrasco

Checklist para organizar o seu churrasco

Não é necessário um motivo especial para fazer um churrasco: basta ter disposição e vontade de reunir familiares e amigos, mas, se junto com ele houver também uma comemoração, melhora ainda mais. Quem não gosta dessa maneira tipicamente brasileira, superdescontraída e muito alegre de celebrar? E, convenhamos… um churrasquinho vai muito bem para festejar qualquer data, desde Natal, Ano-novo, aniversário do amigo, casamento do filho, até a vitória do seu time de futebol.

O único problema é que apesar de ser a mais popular das festas, nem todos sabem ou conseguem planejar um churrasco nota 10! Muitos acabam se perdendo com tantos tipos de carne, opções de acompanhamentos e bebidas, não sabem o que comprar, o que servir, e, o que era para ser um divertimento legal, acaba se transformando em um pesadelo.

Se você pretende organizar um churrasco, vamos te dar algumas dicas, mas, a primeira coisa que você deve fazer é pegar uma caneta e um papel e fazer uma lista, anotando absolutamente tudo o que vai precisar. Vamos lá? Confira esse checklist completo e nunca mais se atrapalhe para organizar um churrasco!


1) Providenciar um local adequado

  • Espaçoso para que todos possam circular com conforto.
  • Bem ventilado.
  • Cadeiras suficientes para que todos os convidados possam se sentar.
  • No mínimo três mesas: uma mesa grande onde ficarão os acompanhamentos, uma mesa menor para servir de apoio no preparo do churrasco e outra onde ficarão os pratos, copos, guardanapos e talheres.
  • Área a céu aberto onde ficará a churrasqueira, evitando fumaça excessiva no ambiente, e uma área coberta para que os convidados fiquem protegidos do sol forte ou da chuva.
  • Pia com torneira no local ou próximo a ele.

2) Fazer uma lista de convidados

  • Fazer uma lista separada dos homens, mulheres, crianças e adolescentes.
  • Contar o número de cada um, lembrando que em um churrasco com mais homens o consumo de bebidas e carne é maior. Com mais mulheres e crianças, o consumo maior é de saladas e outros pratos.
  • Fazer uma marca ao lado do nome dos convidados que costumam comer e beber mais.
  • Separar o nome das crianças por idade e sexo, lembrando que meninas costumam comer menos e a maioria dos meninos em fase de crescimento come tanto quanto um adulto.
  • Calcular uma média de 500 g de carne para cada convidado.

3) Providenciar as carnes, dividindo em grupos de 10 convidados.

  • 1,5 kg de linguiça.
  • 1 kg dos cortes de frango que desejar – peito, espeto, sobrecoxa, tulipa, asa, etc.
  • 2,5 kg de carne vermelha de sua preferência: picanha, alcatra, fraldinha, espetinho, lombo, costela, coração, etc.
  • Sal grosso para tempero.

4) Providenciar outros pratos para acompanhar a carne

Escolher os de sua preferência e de acordo com o número de convidados.

  • Farofas: pelo menos 2 tipos.
  • Saladas: folhas verdes, maionese ou salada de macarrão.
  • Pratos quentes: Arroz branco, banana, polenta ou batata frita.
  • Legumes curtidos: berinjela, cebola e batata .
  • Molhos e temperos: vinagrete, azeite, alho, gergelim, ervas e pelo menos 2 tipos de pimenta, sal, vinagre e limão.
  • Pães: os mais usados são o pão francês e o pão de alho.
  • Espetos de queijo coalho.

5) Comprar as bebidas

  • Cerveja (3 garrafas por pessoa que bebe).
  • Sucos (300ml por pessoa).
  • Refrigerantes (500ml por pessoa).
  • Cachaça ou Vodka para fazer caipirinha.
  • Limão e frutas diversas para preparar a caipirinha.
  • Água.
  • Gelo.

6) Providenciar os acessórios:

  • 2 tábuas: uma para cortar carnes cruas e a outra para cortar as carnes já grelhadas.
  • Facas comuns e para cortar carnes.
  • Garfos e talheres em geral.
  • Espetos e grelhas.
  • Carvão.
  • Álcool (de preferência NPM >90%).
  • Detergente.
  • Bucha e palha de aço.
  • Copos descartáveis.
  • Pratos descartáveis ou não.
  • Rolos de papel toalha.
  • Guardanapos.
  • Papel alumínio.
  • Muitos panos: prato, pia, chão.
  • Sacos para colocar lixo.
  • Assadeiras para as carnes assadas.
  • Vasilhas plásticas para salgar a carne.

7) Preparar sobremesas

Devem ser bem leves. Escolher pelo menos dois tipos, conforme a sua preferência e de acordo com o número de convidados.

  • Sorvetes de massa.
  • Sobremesas geladas à base de gelatina.
  • Pudins.
  • Saladas de frutas.
  • Bananas flambadas.

8) Organizar o local

  • Colocar uma das mesas ao lado da churrasqueira, e, perto de você, os acessórios para manter a área limpa e as carnes que serão grelhadas.
  • Colocar as bebidas para gelar em isopor com gelo no mesmo dia, ou na geladeira desde o dia anterior.
  • Providenciar música ambiente variada para atender a preferência de todos os convidados.
  • Amarrar sacos de lixo ou colocar cestos em pontos estratégicos.
  • Deixar água disponível, à vista dos convidados.
  • Arrumar os acompanhamentos e molhos na mesa maior, disponibilizados de forma que todos possam se servir sem atropelos.
  • Deixar o sal grosso por perto, para poder temperar as carnes.

Com este checklist não tem como exagerar na quantidade de carne ou deixar algum item de fora. Seu churrasco será um sucesso, e depois, é só repetir sempre a mesma lista, trocando apenas a variedade dos acompanhamentos e os tipos de carne.

A lista está completa? Se achar que não, é só escrever seu comentário aqui abaixo.