6 dicas para economizar no convite de casamento

6 dicas para economizar no convite de casamento

Planejar e organizar um casamento não é tarefa fácil, principalmente quando o sonho de jurar amor eterno diante da família, dos amigos e de Deus e a vontade de fazer uma cerimônia e festa inesquecíveis sejam inversamente proporcionais ao orçamento. Surge então na cabeça dos noivos, a eterna pergunta: Como fazer uma comemoração legal, sem gastar muito e sem ficar endividado logo no início da vida a dois?

De fato é uma questão difícil de resolver, mas a solução pode vir com algumas dicas de economia e uma boa dose de criatividade e bom gosto.

Você sabia que o serviço de gráfica pode representar uma fatia bem gorda no orçamento disponível? Por que então não usar os seus talentos para confeccionar você mesmo os convites, revertendo a economia gerada para outros itens do casamento? Você acha que não tem jeito para isso? Bobagem. Acompanhe nossas dicas e verá que é mais fácil do que parece!


1. Providencie um bom papel e uma guilhotina para cortá-lo

Os papéis são vendidos em tamanho A 4 e alguns em embalagens de até 100 folhas, que você cortará no tamanho desejado. Tente conseguir uma guilhotina emprestada ou combine com algum lojista para cortar o papel para você, já que é essencial que o convite fique perfeito.

Compre um papel de excelente qualidade. Existe um tipo que se chama Papel Especial, que possui diversos tipos de textura e ficam muito bonitos, mas há outras opções também. Tome cuidado apenas com a gramatura do papel, já que as impressoras caseiras não suportam os tipos pesados demais. Escolha os de no máximo 150 g. Escolha também cores suaves, que deixarão a impressão bem mais bonita.


2. Capriche na impressão

Seria bom usar uma impressora a laser e escolher uma fonte bem bonita, de preferência caligráfica – há sites que permitem que você faça download gratuito de fontes diferentes. Prefira a impressão em preto, que sempre é de muito bom gosto, e alterne o tamanho das letras, usando as maiores para o nome dos noivos, as intermediárias para o nome dos pais e para o texto, e as menores para os endereços e observações.

Antes de imprimir nos papéis escolhidos, faça um teste em um papel comum e leia todo o texto para se certificar que as letras estão legíveis, iniciando a impressão quando todos os itens estiverem perfeitamente ajustados.


3. Elabore o texto do convite

Um belo convite não pode pecar por não ter uma escrita de boa qualidade, por isso, capriche bastante e, mesmo que escolha uma linguagem informal, não deixe de colocar tudo o que for necessário:

  • Nome dos noivos – você pode colocar o apelido, se desejar algo mais informal.
  • Nome completo dos pais dos noivos (abrevie se for muito longo).
  • Dados da cerimônia: data / horário / Local com endereço.
  • Endereço dos pais dos noivos – para o envio dos presentes.
  • Corpo do texto. É ele que dará a identidade do seu convite. Pode ser bem tradicional ou ter o jeito de vocês. Pode também conter uma frase significativa para o casal, uma estrofe de um verso ou um trecho bíblico (esta frase também pode ser colocada no alto do convite, antes dos nomes dos pais dos noivos).

Um dia os nossos caminhos se cruzaram e então não pudemos mais viver separados. Por este motivo é que nós, ……..e……. Junto com nossos pais ……..e…….. Convidamos você e a sua família para participar do dia mais feliz de nossas vidas. Será no dia ……/…../….. Às….. horas Na Igreja ……… situada á Rua ……….. nº…….. Bairro ……..

Acrescente bem abaixo o pedido para confirmação da presença, com um telefone de contato (ou e-mail) e a data limite para a resposta. Use o tradicional RSVP ou escreva da maneira como achar melhor.


4. Acrescente um diferencial

Que tal uma foto do casal em preto e branco na contra capa ou incluída na impressão? Você pode usar também lacres diferentes, fitas de cetim, rendas, fios dourados ou algo que seja a cara de vocês. Isto não é obrigatório, mas com certeza dará um charme especial no seu convite.


5. Saiba escolher o envelope

Também será de excelente qualidade e, obviamente, ter a medida exata do convite, que deve caber dentro dele sem nenhuma dobra. Tente escolher a mesma cor para o convite e o envelope, mas, caso não consiga, use cores mais escuras como o preto e o azul marinho, que também são de muito bom gosto.


6. Faça também convites online, uma excelente opção

O convite online é uma opção prática, fácil e bem mais econômica. Você pode escolher diversas e lindas opções, elaborar o texto conforme desejar, e enviar sem maiores complicações por e-mail ou através das redes sociais. A vantagem é que além de ser bem mais barato, você não perde tempo na entrega economizando combustível também.

Os convites online são especialmente indicados aos convidados que moram em outra cidade ou para enviar aos amigos que não vemos pessoalmente há muito tempo, não frequentamos a sua casa, mas que temos grande consideração e um contato virtual constante. Fala a verdade… é muito mais gentil e de bom gosto mandar um convite online do que enviar os tradicionais via correio.

O ideal, no caso de um casamento – quando alguns convidados mais velhos não são informatizados – é usá-los associado aos convites tradicionais.


Aqui estão as dicas para que você possa fazer seu convite de casamento e economizar muito. Tem alguma outra sugestão? Venha, então nos contar!