5 erros ao contratar um buffet para sua festa

5 erros ao contratar um buffet para sua festa

Aniversários, casamentos, batizados… Nossa história está sempre marcada por acontecimentos como esses, importantes momentos que precisam ser celebrados. Sabendo disso, o mercado de festas se especializa e cresce a cada dia. Devido a falta de tempo disponível na rotina das pessoas, se torna mais comum contratar um serviço de buffet para organizar os eventos, por causa de toda a praticidade e qualidade. Apesar da contratação de um serviço de festas exigir seu envolvimento para as escolhas, você fica em uma posição mais tranquila com a garantia de que o que foi planejado vai ser atendido.

Mas o que era para ser uma forma prática e segura de dar uma boa festa pode trazer muita dor de cabeça se não forem tomados os devidos cuidados. Separamos alguns erros comuns na hora de contratar um buffet que podem resultar em surpresas desagradáveis no dia da comemoração. Organize-se e fuja dos problemas!

1. Não dar devida atenção ao cardápio

Para evitar as decepções em relação ao cardápio, faça uma degustação prévia mas não se guie apenas pelo que você gostou. Mesmo que o buffet tenha sido muito bem indicado, paladar é uma coisa pessoal. O que é maravilhoso para alguns pode não ser tão bom pra você.

Pense no que vai agradar os seus convidados, lembre-se o que tinha em festas dadas pelos outros e pesquise por comes e bebes gostosos que são apreciados por todos. Se quiser apostar em comidas exóticas, escolha poucos tipos e menor quantidade e priorize o que irá satisfazer seus amigos e familiares.

2. Desconhecer o modo de trabalho do serviço e acabar se frustrando

Converse com a organização para saber como tudo será no dia da festa. Isso inclui a sequência dos aperitivos, o horário do jantar, do bolo, o número de garçons que vão trabalhar e qual será a função de cada um. Você pode precisar de alguém no inicio da festa para guiar as pessoas até suas mesas e recolher presentes, mas se isso não for previamente combinado você será deixado na mão ou então acabará tirando alguém de outra função (que ficará desfalcada).

3. Não saber o que o buffet disponibiliza para o uso

Você pode até ter imaginado o salão de festas lindo, impecável, mas ao chegar lá descobriu, por exemplo, que a decoração não incluía flores. E você não pediu porque achou que não precisava, que elas seriam parte do serviço oferecido pelo buffet.

O mesmo pode acontecer com as luzes da pista de dança, capas de cadeira, louças. Certifique-se com antecedência quais materiais o buffet oferece. Caso o salão não seja próprio da empresa organizadora a atenção deve ser redobrada pois tudo precisará ser levado para lá e algo pode ser esquecido ou danificado.

Se o buffet não oferece muitos itens importantes para a sua comemoração, prefira contratar outro ao invés de alugar materiais de outras empresas. Além de gerar mais gastos, isso faz com que você tenha diferentes responsabilidades e coisas para se preocupar.

4. Não planejar a chegada de convidados que não confirmaram presença

Todo bom buffet trabalha com uma margem de segurança para que não falte nada caso apareçam algumas pessoas a mais do que o esperado pela lista de convidados. Mas é bom se certificar desse número, que geralmente é baseado em uma porcentagem em relação ao número total de pessoas da festa. Em uma festa grande é mais fácil incluir algumas pessoas do que em uma comemoração para um número reduzido de convidados.

Para evitar que pessoas fiquem em pé ou que falte comida e bebida, peça a confirmação da presença e consulte o buffet para saber até quantos dias antes da festa você pode alterar o número de convidados.

5. Pagar caro pelos convidados excedentes

Os buffets trabalham com um preço por convidado e quanto maior a quantidade de pessoas, mais em conta fica a sua despesa. Tenha em mente o número de pessoas que estarão presentes, pois pode valer mais a pena você fechar uma festa maior e sobrarem alguns lugares do que pagar por um número pequeno de convidados mais a taxa extra por excedentes. Lembre-se que muitos buffets fazem parcelamentos apenas até a data da festa e depois disso você terá que pagar tudo de uma vez.

Com esses cuidados no planejamento, o dia da sua festa poderá ser tranquilo e você irá desfrutar de uma comemoração incrível sem grandes preocupações. Exatamente como uma festa organizada com um buffet deve ser! A dica é sempre fazer uso dos convites onlines, que são práticos, eficientes e ainda proporcionam a confirmação facilitada da presença. Sabendo quem vai e a quantidade de gente, o planejamento se torna mais simples e certeiro.

Já contratou serviços de buffet para sua festa? Compartilhe com a gente nos comentários!