5 dicas para organizar um chá de panela inesquecível

5 dicas para organizar um chá de panela inesquecível

Se existe um momento marcante na vida de uma mulher ele se chama casamento. Mas antes dele vários preparativos são realizados e talvez, aquele com o qual mais nos animamos, é o chá de panela. Além de ser um evento em que você pode se reunir com suas amigas e familiares para festejar o futuro casamento, é também quando você recebe os presentes que farão parte dessa nova fase da sua vida.

O chá de panela, como qualquer outro evento, também precisa de um pequeno planejamento, por isso saiba aqui as boas dicas que temos para que ele seja inesquecível.


1. Escolha um bom tema

A moda do momento tem sido transformar o chá de panela em uma pequena festinha, por isso a escolha de um tema pode ser apropriado. É o que chamamos de “chá de panela temático”.

Com a escolha de um bom tema todas as outras etapas do seu chá de panela ficarão mais fáceis, por isso você tem que escolher aquele que mais lhe agrada, afinal, a festinha é sua. É indicado também que você escolha um tema que seja fácil de se imaginar a decoração, não escolha algo que você tenha que gastar além do orçamento ou fique quebrando a cabeça por horas para arranjar algo que deixe o espaço em que você irá realizar a festa (sua casa, provavelmente) bonito.

Alguns bons exemplos de temas adultos que sua festa pode seguir o estilo são: pin up, fábrica de chocolate (ou doces), cinema (que tal seus filmes preferidos?) ou musicais (podem ser os filmes ou teatro).


2. Defina a lista de presentes

Apesar de ser um momento de descontração e reunião para celebrar a futura união, o chá de panela também é o momento em que as noivas recebem aqueles presentes que serão essenciais para o começo da vida a dois. Por isso é importante que você faça uma lista de presentes para que seus convidados saibam o que você precisa mais e o que você quer ganhar para sua casa.

Na lista de presentes você pode colocar o que quiser, desde que não abuse demais dos seus convidados e não peça aquilo que você não daria a um casal, seja coerente. È legal também indicar lojas que possuam os presentes que você pede, assim seus convidados terão um lugar para começar a pesquisa.


3. Pense também nos convites

Muita gente acha que por ser uma reunião bem menor que o casamento e a festa, o chá de panela não precisa de um convite formal. Algumas noivas preferem que seus convidados saibam por boca a boca, mas isso não é o ideal. Como todo evento é sempre bom que seus convidados tenham em mãos um convite que os lembre do local, data e hora, portanto fazer um convite é importante. Primeiro: faça a lista de convidados. Se vai fazer o chá de panela em casa, lembre-se de não chamar todas as mulheres que conheceu na vida. O chá de panela é uma reunião com as pessoas que você considera importantes para o momento.

Se você escolheu fazer sua festa temática, pode fazer com o que o convite também seja (claro, se quiser). Logo depois escolha fazer o convite online ou impresso (em um envelope, da forma tradicional). As duas são boas opções, mas a primeira pode ser mais rápida e fácil de enviar, além de você poder ter uma resposta mais eficiente dos convidados indicando se eles irão estar presentes ou não. É ideal que você coloque junto com o convite a lista de presentes para que seus convidados tenham várias opções do que comprar.


4. Não se esqueça do cardápio

Por ser um evento mais leve e descontraído não há necessidade de contratar uma empresa para ficar responsável pelos comes e bebes, você mesma dá conta. O indicado é que as comidas sejam mais leves e que não necessitem de talheres, por exemplo. Invista em salgadinhos, pães (você pode fazer duas pastas para acompanhar) e doces (podem ser os clássicos ou para diferenciar você pode optar pelos cupcakes, por exemplo).

As bebidas dependem do estilo dos seus convidados, mas se eles são variados (alguns consomem bebidas alcoólicas outros não) compre aquilo que você acha adequado para o momento. É legal ter uma bebida diferente da cerveja, por exemplo, por isso pense em um vinho ou espumante para comemorar.


5. Prepare o ambiente

É sempre legal quando a gente vai a uma festinha ou reunião e tem aquele clima agradável de comemoração com as pessoas que a gente gosta, certo? Por isso não se esqueça de deixar sua casa com esse clima.

O primeiro passo é deixar a casa decorada com o tema escolhido, não precisa exagerar em nada, apenas deixe o local com um clima menos de “sua casa” e mais para “festa”. Não se esqueça também da música ambiente, grave em um cd ou coloque no pen drive músicas mais calmas que não atrapalhem a conversa dos seus convidados.


O que achou das nossas dicas? Acha que já está pronta para fazer seu chá de panela? Tem tudo em mente? Conte para nós. E fique antenado nos próximos posts, traremos muitas novas dicas boas para os seus eventos.