4 dicas para fazer a lista de convidados da sua festa

4 dicas para fazer a lista de convidados da sua festa

Quando decidimos dar uma festa, logo começamos a pensar em quem vamos convidar, afinal de contas a parte mais importante da festa são as pessoas. Para você não errar no número de convidados e não deixar ninguém importante de fora, separamos algumas dicas para te ajudar a elaborar sua lista de convidados sem estresse. Confira!

1. Defina o número máximo de convidados

O primeiro passo para fazer sua lista é saber o número máximo de convidados que você poderá incluir. Para isso não tem outro jeito, o que influencia é o orçamento. Analise a quantidade de comida e bebida que você poderá bancar e a partir daí comece a definir o tamanho da sua festa. Outra coisa importante para se pensar é na quantidade de itens supérfluos como lembrancinhas e até que ponto vale a pena limitar o número de convidados para incluí-los. Mesmo que seja preciso fazer alguns cortes para convidar alguns entes queridos, jamais abra mão da qualidade dos alimentos servidos.

Outro ponto importante é a capacidade de lotação do ambiente, que deve acomodar todos confortavelmente e contar com um bom espaço para circulação.

2. Estabeleça suas prioridades

Comece sua lista incluindo aquelas pessoas que não podem ficar de fora de jeito nenhum, como família e amigos próximos. A partir daí, defina uma hierarquia de importância de seus convidados. Uma boa ideia é separá-los por categorias e ir incluindo-as na lista de convidados de acordo com a possibilidade de acomodação na festa.

3. Peça confirmação de presença

A confirmação de presença, ou RSVP (abreviação de Répondez S’il Vous Plaît, que quer dizer ”responda por favor” em francês) é uma boa forma de ter uma noção de quantos dos seus convidados irão comparecer. Peça aos seus convidados para darem uma resposta em até 10 dias antes da festa, pois assim você pode incluir ou retirar itens, de acordo com a necessidade. Os convites online da InviteBox já gerenciam as confirmações de presenças automaticamente.

Jamais use a falta de confirmação de alguns para convidar mais pessoas, pois além de deselegante, por ser muito em cima da hora para o convidado, você pode acabar extrapolando a lista, pois muitas pessoas se esquecem de confirmar presença e comparecem mesmo assim.

4. Não se esqueça dos acompanhantes

É claro que não dá para cada convidado da festa levar um acompanhante e espera-se que todos tenham o bom senso de não convidar terceiros se isso não for expressamente permitido no convite. Mas sempre temos aquelas pessoas de que gostamos muito, mas que são de círculos diferentes e têm pouca ou nenhuma afinidade com o restante dos convidados da festa. Nesses casos é um gesto de delicadeza e até mesmo de consideração permitir que elas levem um acompanhante para que não fiquem deslocadas ou sozinhas durante o evento. Por mais que elas sejam suas amigas, você não poderá estar presente o tempo todo para fazer companhia, já que terá muitos convidados para dar atenção.

Uma opção é colocar no convite junto ao nome da pessoa a possibilidade de um acompanhante (na forma, ”fulano e acompanhante”) ou falar pessoalmente que ela pode levar mais um convidado. Lembre-se de dar o aviso assim que entregar o convite, para que ela tenha tempo de conivdar a outra pessoa.

Depois de fazer sua lista é só enviar os convites e trabalhar na organização da sua festa! A Invitebox tem vários modelos e opções de personalização para você fazer o convite perfeito para o seu evento! Inclusive é possível monitorar a confirmação de presença, para você saber quem irá comparecer!

Tem alguma fórmula que você sempre usa para fazer suas listas? Comente e compartilhe com a gente!