3 receitas de docinhos para festas

3 receitas de docinhos para festas

Beijinho, brigadeiro e bicho de pé. Estes são os docinhos tradicionais mais encontrados nas festas de aniversário por aí, mas será que todos sabem prepará-los corretamente? E os outros doces como brigadeiro branco e o cajuzinho? Por mais fácil que, às vezes, pareça, é sempre bom seguir uma receita. Afinal, uma festa de aniversário, independente da idade que se está comemorando, é um grande evento e nada pode atrapalhar este dia, nem mesmo os docinhos.

Receitas de docinhos

1. Brigadeiro

Para fazer o brigadeiro você vai precisar de: 1 colher (sopa) de manteiga, 1 lata de leite condensado, 4 colheres (sopa) de chocolate em pó e 1 xícara (chá) de chocolate granulado.

Para fazer o bicho de pé, basta substituir o chocolate em pó por gelatina de morango e, para fazer o brigadeiro branco, você deve substituir por leite em pó.

O modo de preparo é bem simples, Pegue uma panela e junte o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó (ou gelatina de morango ou leite em pó). Misture bem até incorporar tudo. Leve ao fogo brando mexendo sempre. Quando a massa começar a desgrudar do fundo da panela, passe a massa para um prato untado com manteiga ou óleo e deixe esfriar.

Para enrolar os docinhos, unte as mãos com manteiga e enrole os brigadeiros, passando-os no granulado.

Dicas: Para alegrar o brigadeiro tradicional, utilize granulado colorido. Para o bicho de pé não use granulado, enrole-o no açúcar cristalizado. E para o brigadeiro branco, o legal é enrola-lo no próprio leite condensado.

E se você quiser incrementar estes docinhos, coloque uma fruta ou uma balinha dentro. Na hora de enrolar fica bem mais complicado, mas depois vale a pena.

A decoração dos seus docinhos vai variar de acordo com o tema da festa, vale usar forminhas de papel coloridas, desenhadas ou qualquer outro modelo que você encontrar no mercado.

2. Beijinho de Coco

Para fazer o tradicional beijinho de coco, o modo de preparo é igual ao dos outros. Os ingredientes, no entanto, variam bastante. Você vai precisar de 2 xícaras (chá) de leite condensado, 3/4 de xicara (cha) de coco fresco ralado e 4 gemas de ovo passadas pela peneira. Para decorar, utilize muito açúcar cristalizado ou coco ralado e um cravo da índia.

3. Cajuzinho

Para produzir a receita você vai precisar de 1 lata de leite condensado, 2 colheres (sobremesa) de chocolate em pó, ¾ de xícara (chá) de amendoim torrado, moído e sem sal, açúcar cristalizado e amendoins inteiros, torrados, sem pele e sem sal.

O modo de preparo deste doce não é nada complicado também. De inicio, misture o leite condensado, o chocolate em pó e o amendoim moido em uma panela e mexa, em fogo baixo, sem parar até que a mistura se desgrude do fundo da panela (assim como os outros três docinhos anteriores).

Terminado este processo, coloque a massa em um prato fundo para que ela esfrie. Coloque o açúcar cristalizado em outro prato e comece a enrolar os docinhos (com a mão untada de manteiga) , passando-os no açúcar. Depois, enfeite com o amendoim inteiro e está pronto.

Aprovou nossas receitas?

Você pode inovar na sua festa com as receitas tradicionais da sua família e o bolo, claro! Hoje no mercado também existem opções prontas e que, consequentemente, são mais fáceis na hora da correria dos preparativos para a festa, mas não se esqueça de que os docinhos preparados em casa sempre são mais gostosos e agradam a um público maior.